POSTADO EM 10 out 2019 · Educação

Projeto Digitando em Libras promove inclusão no CAIC de Valparaíso

A inclusão é tratada com carinho, respeito e responsabilidade pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Valparaíso de Goiás. Uma prova disso é o Projeto Digitando em Libras, que foi promovido entre os dias 7 e 10 de outubro, na Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves.

Segundo a SME, a iniciativa inclusiva consiste em aproximar os alunos de 06 a 15 anos (em média) que estudam no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Para a secretária de Educação, Rudilene Nobre, essa é uma maneira de socializar o idioma e expandir o conhecimento para que, cada vez mais, ele seja utilizado entre as pessoas. “Estamos proporcionando à inserção dos surdos no meio social e garantido a interação pela comunicação que eles utilizam”, afirmou.

Ainda de acordo com Rudilene, quando se pensa na cidadania do surdo, deve-se focar na acessibilidade. Para ela, este é um fato que está ligado à capacidade da sociedade de entender e reconhecer a pessoa surda que necessita de uma adaptação bastante objetiva, a LIBRAS, para ter acesso a direitos e oportunidades disponíveis na sociedade. “Por essa razão, os alunos do CAIC participam, anualmente, desse projeto, aprendendo a se comunicar, efetivamente, com os alunos surdos da escola e levando esse conhecimento para o meio social, onde a cidadania ganha forma, por meio do que as instituições escolares constroem em processo conjunto a todos os membros que compõem a comunidade escolar”, ressaltou.

O evento que foi um verdadeiro sucesso foi responsável por apresentar estudantes de 1º ao 5º ano. O intuito foi mostrar o potencial de cada um e do projeto, além de sensibilizar os participantes para questões de responsabilidade social nesse processo de comunicação e integração.

O Projeto Digitando em Libras contou com a parceria do Ministério Público do Estado de Goiás, e de sua madrinha, a Dra. Lorena Bittencourt, que é a titular da 4ª Promotoria da Comarca de Valparaíso de Goiás. Os prêmios entregues aos alunos e professores foram doados pelo MP-GO.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás