POSTADO EM 20 ago 2018 · Educação

Projeto nas ondas da leitura é lançado em Valparaíso

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de agosto, a abertura oficial do projeto “Nas Ondas da Leitura”, na Praça da Etapa A.

O lançamento da ação foi marcado com grande alegria e entusiasmo dos alunos da rede pública de ensino. O momento especial contou também com a participação de escritores e poetas. Além disso, ocorreram apresentações culturais e a presença da Carreta Itinerante da Leitura, que roda por todo o país. O projeto tem o apoio das editoras Imeph e Quatro.

Segundo a SME, o público alvo da iniciativa são os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino. Todas as escolas do município serão representadas por um grupo de 5 a 10 jovens, que estão matriculados em turmas de 3º e 5º ano. O objetivo do órgão é resgatar o hábito da leitura e da escrita, contribuindo para a formação de crianças que amem ler e que sejam conhecedoras do mundo em que vivem.

O projeto se estenderá na rede municipal de ensino até o mês de dezembro, onde ocorrerá a culminância com a produção e escrita de livros feitos pelos alunos.

Ao comentar a importância da abertura deste evento para cidade, a secretária de Educação, Rudilene Nobre, lembrou que o trabalho busca despertar o gosto pela leitura, formar alunos capazes de interpretar bem o que leem e de se expressar corretamente.  “Estamos trabalhando junto às escolas, em parceria com diretores e professores. O nosso compromisso é com a formação de leitores conscientes dos seus direitos e deveres”, ressaltou.

A literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos.