POSTADO EM 23 jul 2022 · Sem categoria · Educação

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS RECEBE A COMUNIDADE NO RETORNO DO RECESSO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CENÁRIOS DE SUCESSO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

A Secretaria de Educação de Valparaíso dá as boas-vindas aos profissionais das escolas, pais e estudantes para o início das aulas no 2º semestre de 2022 e convida todas as comunidades escolares para a consolidação de novos sucessos no contexto educacional que levam a sociedade aos progressos necessários para a construção de uma cidadania articulada e integrada com os avanços sociais.

No próximo dia 25 (segunda-feira), os Gestores das escolas públicas municipais de Valparaíso de Goiás recebem professores, servidores em geral, funcionários, pais e estudantes para, juntos, retomarem o processo de construção do saber, após o recesso escolar do mês ainda em curso.

No Calendário Escolar, esse recesso está previsto em todos os anos letivos para que a comunidade escolar possa fazer uma pausa, “recarregar as baterias” e dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, com qualidade, no 2º semestre do ano. As ações escolares são muito intensas ao longo do ano e os projetos pedagógicos, culturais e sociais não param de acontecer, o que torna esse descanso merecido para as equipes escolares e estudantes.

Mas, é preciso retomar, ainda mais depois de tempos tão difíceis vividos, também, no contexto educacional. A pandemia COVID-19, com o isolamento social que durou, quase, dois anos, instaurou grandes desafios, no desenvolvimento do ensino, que deixaram lacunas consideráveis para a efetivação do aprendizado. Hoje, equipes gestoras e professores vivenciam o projeto de recomposição das aprendizagens que leva aos estudantes a oportunidade de construírem, a partir do agora, competências e habilidades que não foram consolidadas por causa de algumas limitações do Ensino Remoto.

Nessa retomada, a Secretaria Municipal de Educação propõe um ensino com foco no Evoluir, mas considerando a Essência de tudo o que já foi construído até aqui. A Educação Valparaisense fez história, nesses últimos anos, construindo, a muitas mãos, um trabalho que dá orgulho e que já se expande no âmbito social, com frutos de esperança para novos tempos.

Portanto, nada pode ser esquecido ou nada pode ser reconstruído sem que haja referências àquilo que trouxe resultados tão satisfatório que são saboreados hoje. A essência do que se é, enquanto Profissionais da Educação, deve ser exaltada para que se possa entender que a base foi construída de maneira sólida e isso é o que impulsiona novos avanços com a garantia de prosperidade futura.

Assim, nessa data, retoma-se o processo de ensino em todas as escolas municipais de Valparaíso de forma, prioritariamente, presencial. Algumas unidades terão um retorno diferenciado por questões estruturantes que serão informadas, pontualmente, para cada comunidade relativa a esse retorno diferenciado.

Assim, novos percursos serão tomados, novas histórias serão escritas e novos sucessos serão consolidados, mas com a certeza de que a história escrita até aqui já torna a Educação da cidade de Valparaíso um direito entrega à sociedade com o máximo possível de qualidade, com preceitos de cidadania e avanço social.

O uso de máscara continua obrigatório.

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso de Goiás