POSTADO EM 08 ago 2017 · Educação

Secretaria Cidadã realiza solenidade de certificação e boas-vindas dos Jovens Cidadãos

A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã) promoveu na tarde de segunda-feira, 07 de agosto, a solenidade de entrega de certificação dos jovens cidadãos dos municípios de Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental e as boas-vindas aos novos alunos do Programa.

A secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã, prestigiou o evento e informou que atualmente o programa conta com mil jovens cidadãos nas 19 cidades do entorno.  Em sua fala destacou a relevância do programa, que é modelo para todo o país. “A vida está preparando vocês para algo e, nessa trajetória de vida, passam as decisões de governo. Temos 27 estados, no entanto, nem todos têm o Programa Jovem Cidadão. Marconi  Perillo é um governador diferenciado,  porque tem criado rede de proteção aos jovens, por isso vocês estão aqui hoje, por uma vontade de todas as partes, dos cidadãos e dos eleitos. Este programa na minha visão de professora  é exemplar, porque no momento mais difícil da vida do jovem, em que ele corre o risco de adentrar ao crime, às drogas, ou uma gravidez inesperada, o programa chama o jovem à responsabilidade”, evidenciou.

O Jovem Cidadão é o programa do governo de Goiás que propicia a inserção de adolescentes maiores de 14 anos no mercado de trabalho, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento socioeconômico, atuando no combate à violência e à evasão escolar. Ele proporciona a oportunidade de emprego e renda para jovens e oferece estímulo para a formação integral do ser humano.

Aline Ferreira, diretora da Rede Nacional de Aprendizagem (Renapsi), gestores do Programa Jovem Cidadão, em parceria com o Governo do Estado de Goiás, destaca que o projeto transforma a perspectiva do jovem e das famílias.  “A importância do programa na vida do jovem é porque a oportunidade traz liberdade e a falta de perspectiva condena o jovem. Temos certeza que o Programa Jovem Cidadão, oportuniza aos jovens a vivência do trabalho, além disso, eles têm a renda, que muitas vezes é um reforço para a família desse jovem, ele passa a ser responsável pela conta de luz ou de água. Para outros, a renda serve para sua independência financeira, então, das duas formas, o jovem passa a ser responsável e tem a oportunidade de obter uma nova perspectiva e colocação no mercado de trabalho, isso faz com que ele amplie suas experiências profissionais e, quando termina o contrato do jovem cidadão, ele tem oportunidade de procurar um emprego formal com a garantia da primeira experiência”, ressaltou.

Segundo Aline, o programa de aprendizado é organizado em teoria e prática. A teoria é oferecida pelo Renapsi e a prática é exercida nos órgãos públicos. Uma vez por semana os jovens frequentam o curso de qualificação ministrado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, que mantém convênio com o programa Pró-Cerrado e Pró-DF. As aulas ministradas pela Renapsi abordam o comportamento do jovem na empresa, compromisso, empreendedorismo, ética, cidadania, relações interpessoais e conteúdo específico para a qualificação do jovem, que recebe certificação com formação em auxiliar administrativo.

Os adolescentes têm vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de acordo com a Lei do menor aprendiz 10.097/2000. Os jovens recebem meio salário-mínimo, vale-transporte e contam também com o FGTS e INSS. Segundo a coordenadora do Programa Jovem Cidadão em Valparaíso de Goiás, Claudia Braga, os jovens atuam nos órgãos da Prefeitura – Secretaria de Saúde, Infraestrutura, Administração e Recursos Humanos, Educação, Susfim e Superintendência Tributária.

Em discurso o prefeito Pábio Mossoró destacou que graça à determinação e compromisso da secretária de Estado, Leda Borges, o município tem 100 jovens com a oportunidade do primeiro emprego. “A Secretaria Cidadã  e o governo do Estado está dando oportunidade para que nossos jovens tenham história e a oportunidade do primeiro emprego. Eu acredito que o primeiro emprego vai ficar para  sempre no coração de vocês, então, aproveitem essa oportunidade. Aos que estão deixando o programa o nosso muito obrigado em nome da nossa administração, porque  o cidadão valparaisense foi atendido direta ou indiretamente pelo jovem cidadão. Aos que estão entrando peço, agarre essa oportunidade e não deixe passar porque vai servir para a vida toda”.

Vinicius Conceição (16), há 5 meses faz parte do programa e declara que o projeto já mudou sua vida. “O projeto tem me ensinado muitas coisas sobre o serviço público e inclusive me ajudou a decidir a faculdade que eu quero fazer, por trabalhar no Fórum despertou em mim o interesse em ser advogado. O Programa Jovem Cidadão me ajudou muito a administrar meu dinheiro e ser um funcionário competente. O projeto tem mudado muito a minha vida e acredito que pode mudar a vida de muitos outros jovens”, completou.

O Governo Estadual oferece três programas de rede de proteção aos jovens: O  Passe Livre, o Programa Bolsa Universitária  e o Jovem Cidadão, para execução desse último, o estado investe R$ 38 milhões por ano.

Participaram da solenidade cerca de 200 jovens.  Brenda Cristiana, em nome de todos os Jovens Cidadãos prestou uma singela homenagem à Secretária Cidadã. Na abertura, o jovem aprendiz Vinicius Conceição juntamente com seu irmão Vinicius Conceição fizeram uma apresentação musical.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás