ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 08 fev 2024 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CHAMA COMUNIDADE ESCOLAR PARA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

A mobilização nas escolas da rede pública de Valparaíso de Goiás começa já na recepção dos estudantes para o ano letivo de 2024, com uma ação abordando também a temática cultural das festividades de Carnaval.

Carnaval em ritmo de mobilização contra o mosquito da Dengue

”Carnaval Xô, Mosquito!”

O início de ano letivo está sendo uma festa para as escolas da rede municipal. Muita diversão e alegria embalam a recepção e acolhida dos estudantes, mas a festa só não está completa pela grande epidemia de Dengue que afeta o município. Muitas pessoas com a doença preenchem os hospitais locais, apresentando complicações provocadas pela doença.

Mas, como a Educação tem o importante papel de transformar realidades com o poder da informação e do conhecimento, é ela que tem a doce missão de salvar vidas por meio das crianças e jovens que entrarão em ação. E, por isso, não há que se perder tempo! Assim, a Secretaria de Educação mobilizou equipes pedagógicas e professores em função de um grande projeto: Sensibilizar os estudantes acerca do problema enfrentado por todos nós. A partir daí, tudo será diferente e valerá a pena. Afinal, o empenho dos estudantes no protagonismo social sempre muda a história de um povo para o bem.

Os estudantes serão os verdadeiros Agentes contra a Dengue, e muitas atividades serão desenvolvidas em sala de aula, com disposição, vontade, conversas, estratégias e muita consciência em prol de uma ação maior – O combate ao Mosquito!

Todos devem trabalhar na mesma linguagem e sintonia, de forma adaptada a cada ano escolar e idade, de forma que todos entendam o recado e possam fazer a sua parte, principalmente, levando a mensagem para casa.

Dessa forma, muitos textos, histórias em quadrinhos, reportagens, passatempos, entre outros contextos, poderão ser trabalhados. O interessante é que todos se apropriem, entendam e se empenhem na missão, que é Combater a Dengue.

Uma das ações significativas será o Baile de Carnaval, ocasião em que os estudantes poderão usar uma máscara relacionada ao tema e, no desfile dos blocos carnavalescos, “os foliões” serão embalados por uma marchinha de Carnaval. Segue sugestão de nome do bloco para que cada série desfile, levando sua mensagem de combate:

  • Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental: Fumacê da Alegria.
  • 2º ano do Ensino Fundamental: Xô, Dengue!
  • 3º ano do Ensino Fundamental: Mosquito Elétrico.
  • 4º ano do Ensino Fundamental: Xô, Água Parada!
  • 5º ano do Ensino Fundamental: Sambando no Mosquito.
  • 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental: Samba Soro na Veia.
  • 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental: Arrocha o Mosquito!

Depois dessas ações e da festa, com certeza, muita informação será absorvida e uma sementinha de consciência será plantada em cada coração. E, nos professores, será plantada a satisfação de contribuir para a formação de um cidadão proficiente, capaz de formar opinião e agir em situações adversas.

Sugestão Marchinha para o Carnaval:

Olha aqui meu povo está na hora de acordar
Chegou uma notícia que teremos que encarar
O danado do mosquito apenas transmitia uma
Agora além de zika e dengue tem a chikungunya

REFRÃO:

E o remédio pra acabar com esses mosquitos de uma vez
Vamos precisar da ajuda de vocês (2x)
Então vamos acabar com toda água aí parada que o mosquito quer usar
E não deixe nascer não, se ele nasce traz pra todos um baita problemão

Conversei com meu vizinho aqui do lado do quintal
Pra vir me ajudar a acabar com este mal
Ele me ignorou, diz que não é problema seu
Pegou o zika vírus e depois se arrependeu

REFRÃO:

E o remédio pra acabar com esses mosquitos de uma vez
Vamos precisar da ajuda de vocês (2x)
Então vamos acabar com toda água aí parada que o mosquito quer usar
E não deixe nascer não, se ele nasce traz pra todos um baita problemão.

Compositor: Professor Alex Costa

As ações subsequentes, orientadas pela Secretaria de Educação, são:

  • 22 de fevereiro: Dia “D Xô, Mosquito!” – Um dia de ações diversas, a critério das equipes escolares, com produção de trabalhos, palestras ou bate-papos, brincadeiras, etc., envolvendo toda a escola;
  • 24 de fevereiro: Dia “D Xô, Mosquito!” – Momento de culminância das ações, com exposição dos trabalhos, aberto para a comunidade externa. 

Todos precisam estar unidos, informados e prontos para a ação, usando, mais uma vez, o poder que tem a Educação no processo de transformação de realidades, fazendo história, construindo um futuro melhor. É a Educação em Ação construindo o futuro de Valparaíso!

Redação: Comunicação Social da SME (Produção da Equipe de Ensino e Gestão Pedagógica – Diretora Adriany Damasceno)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira