POSTADO EM 19 nov 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CHAMA COMUNIDADE ESCOLAR PARA PARTICIPAÇÃO NO SAEB 2021

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a Educação Infantil, ao lado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Neste ano de 2021 que sequencia os desafios impostos pela Pandemia Covid-19 para reestruturações do contexto educacional, a Rede Municipal de Ensino de Valparaíso de Goiás vivenciou a Campanha “Conexão Saeb 2021 –  Educação de Valparaíso em Ação”, como forma de consolidar a ideia de conectividade social, voltada para as propostas de ensino, no novo formato de trilhar os caminhos de uma educação efetiva, na perspectiva de uma sociedade transformadora.

Os alunos da rede que farão a prova são estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental que foram conectados ao processo de planejamento, orientado sobre questões específicas da avaliação do Saeb, onde professores do 5º ano passaram por formações para adaptar o plano de aula ao trabalho sobre as habilidades e descritores de Língua Portuguesa e Matemática. Já os estudantes de 9º ano tiveram, como suporte voltado para o Saeb, uma sequência de Aulões Virtuais que contemplaram, igualmente, um planejamento estruturado sobre as habilidades e descritores dos componentes curriculares cobrados na prova.

As equipes escolares, empenhadas no desenvolvimento da Campanha, para atingir novos sucessos na Educação Valparaisense, trabalharam com muito afinco e com dinamicidade para envolver os estudantes na ideia da importância de bons resultados alcançados para o contexto educacional que repercute, diretamente, em todas as questões sociais e que impacta no comportamento de cada futuro cidadão atuante na sociedade que ajudará a desenvolver o futuro promissor tão necessário para a evolução da humanidade.

Agora, após tantos esforços, a Educação de Valparaíso chegou ao momento esperado de mostrar o sucesso que pode alcançar com os estudantes orientados e preparados para participar deste evento importante para a educação nacional. As avaliações serão presenciais e, no dia da prova, somente estarão presencialmente (em 100% das turmas envolvidas), os estudantes de 5º e 9º ano. Os demais alunos estarão em Ensino Remoto. Os protocolos de biossegurança serão seguidos rigorosamente, garantido a segurança e a saúde das equipes escolares e dos estudantes.

A seguir, confiram, clicando nos links, a Cartilha de Orientação do Saeb e o Cronograma de Aplicação nas escolas da rede:

Cartilha SAEB

Cronograma de Aplicação SAEB

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza todas as equipes pedagógicas escolares, estudantes e pais pela dedicação ao projeto de educação que objetiva a construção de melhorias para a sociedade, em sucessos coletivos e consolidados!

Redação: Comunicação da SME (com informações do Inep)
Arte Gráfica: Rangel Franco