POSTADO EM 08 set 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEMORA O DIA 8 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é muito importante para dar liberdade e autonomia para as pessoas

A Secretária Municipal de Educação, Rudilene Nobre, como professora de carreira e amante do poder transformador que essa ferramenta social possibilita, entende a alfabetização como um dos pilares que fundamenta o desenvolvimento pleno dos cidadãos e lhes confere liberdade e autonomia de ser gente. Valparaíso de Goiás, município ainda jovem, vai colher em um futuro próximo, as sementes que plantamos desde a gestão anterior, para combater essa mazela social, das pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização e que não conseguem adentrar o mercado de trabalho ou não alcançam suas realizações pessoais, perdendo acesso aos direitos fundamentais, assegurados aos cidadãos brasileiros.
A chefe da pasta relembra a data de hoje, 8 de setembro, como um marco que, além de comemorar o Dia Internacional da Alfabetização, promove a reflexão acerca das práticas essenciais para a alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Valparaíso. Cumpre esclarecer que a competência leitora é o primeiro passo para que se pense em uma educação de qualidade, onde a autonomia seja a mola propulsora de ações que potencializem o segundo eixo temático, que é o da escrita. Essas duas ferramentas de construção, aliadas, possibilitam o antagonismo do leve e forte ruflar de asas que encaminharão nossas crianças para a verdadeira liberdade. As possibilidades do ensino lúdico ainda permeiam esse universo de troca e saber para complementar essa tríade de amor e responsabilidade para com o aprendizado dos munícipes.
Outrossim, a Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás propõe mecanismos para possibilitar que a alfabetização em tempo regular, seja uma realidade e não mera utopia. Programas como Alfamais Goiás, Tempo de Aprender e Influência Leitora constroem pontes para que os estudantes possam se tornar cidadãos alinhados com as necessidades sociais. A atuação no segmento da Educação de Jovens e Adultos contempla outro pilar importante: o de garantir que as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar no período regular possam concluir seus estudos para que não fiquem à margem da sociedade.
Para tanto, ações paralelas e concomitantes, em âmbito educacional, são realizadas com vistas à formação docente para que o ensino ultrapasse os muros das escolas e obtenha a qualidade necessária para que possamos ser uma sociedade melhor, e celeiro de oportunidades do que semeamos hoje.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco