POSTADO EM 25 jul 2022 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMEMOROU, NO PRIMEIRO SEMESTRE, JUNTO À REDE EDUCACIONAL, A ENTREGA DE AÇÕES IMPORTANTES PARA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO E PLANEJA NOVAS ENTREGAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Reformas e ampliações em Unidades de Ensino marcaram, no semestre passado, conquistas importantes para o contexto municipal de educação que, certamente, contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de uma proposta educacional de qualidade, em um ambiente escolar mais propício a construções consolidadas de aprendizado.

É sabido que ambientes escolares melhor estruturados é, consideravelmente, mais propício à construção do aprendizado, com vistas ao sucesso do processo de ensino. Sabe-se, também, que todas as ações de melhoramento, inclusive em prol da qualificação do Profissional de Educação, são fatores decisivos para o alcance dos resultados esperados que chegarão mais rápido ao objetivo de construção de uma cidadania integrada às ações de progresso.

A Gestão Municipal atual é, extremamente, comprometida com essas ações e procura as articulações seguras para entregar à sociedade valparaisense resultados concretos de um trabalho, totalmente, voltados para os avanços da cidade, em todos os setores da cidadania, mas enxerga, na Educação, o melhor investimento de um governo que se preocupa, todos os dias, em promover as oportunidades certas para que cada cidadão possa se projetar para um futuro melhor.

Valparaíso de Goiás cresce a cada dia. Mais e mais pessoas chegam para viver e trabalhar nessa cidade impulsionada para os avanços, mas a tarefa de estruturação de todos os setores sociais é um desafio gigante para qualquer governo, sobretudo por causa dos entraves que vêm de diversos lados e que retardam, muitas vezes, o processo de consolidação. Ainda assim, o Governo Municipal, junto às Secretarias Municipais, comemoraram o aniversário de 27 anos da cidade com a entrega (prometida) de várias melhorias para a sociedade. Entre elas, os destaques para a Educação foram:

• Reforma Geral da Escola Municipal Leolino de Jesus Soares;
  • Ampliação da Escola Municipal Santa Rita (com quatro novas salas de aula);
  • Construção da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Natielly Laynon Alves Nunes;
  • Revitalização da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Maria do Nascimento Paiva;
  • Entrega de Uniforme Escolar para a Educação Infantil.

Agora, no segundo semestre, várias outras ações estão sendo estruturadas para serem entregues às comunidades: novas reformas e ampliações, novas unidades escolares e mais entrega de uniforme escolar para os outros segmentos da educação. As ações que serão realizadas em breve são:

• Inauguração da obra planejada e executada com Recursos Próprios / FUNDEB – Escola Municipal de Educação Especial Professor João da Silva Filho, situada no bairro Pacaembu;
  • Inauguração de obra padrão FNDE, finalizada com recursos próprios FME e FUNDEB – Centro Municipal de Educação Infantil Sérgio José Groff, situada na Etapa B;
  • Reforma e ampliação da Escola Municipal Paulo Freire;
  • Reforma e ampliação da Escola Municipal Ayrton Senna;
  • Entrega de Uniforme Escolar para os demais Segmentos da Educação.

Outras reformas parciais foram iniciadas recentemente nas escolas: Gilmar de Jesus Cavalcante e Professora Maria do Nascimento Paiva e serão entregues ainda este ano, assim como a finalização da obra da Creche da Cidade Jardins.

Ao todo, mais de 10 ações de reforma e ampliação estão sendo efetivadas neste ano letivo, além de assistência com novos mobiliários e equipamentos de trabalho para os servidores, formação continuada para todos os profissionais escolares, disponibilização de transporte com segurança em várias linhas, alimentação escolar de qualidade, realização de campanhas educacionais voltadas para políticas públicas de temas importantes para o contexto social, cursos de instrumento e voz em várias modalidades, cursos de língua estrangeira e Libras, apoio e incentivo à literatura brasileira e regional e participação em campeonatos de esporte.

Com isso, a Secretaria Municipal de Educação abraça todas as oportunidades para traçar novos caminhos que façam dessa cidade um lugar de crescimento pessoal e profissional para todos os cidadãos valparaisenses. Educação em Ação!

Confira algumas fotos de ações realizadas:

Redação: Comunicação da SME
Fotos: Kátia Ferreira / Capa: Arquivo Institucional do Governo Municipal