POSTADO EM 04 fev 2022 · Sem categoria

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFIRMA INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2022, COM 50% DA CAPACIDADE DAS ESCOLAS, POR MEIO DA PORTARIA Nº 029/2022

Em Formato Híbrido e esquema de rodízio semanal, as aulas serão iniciadas, no município de Valparaíso de Goiás, com 50% da capacidade das turmas, até o recesso de Carnaval, e, com 100% dos estudantes, no início de março.

Depois de ter sido tão penalizado pelas mazelas e incertezas da Pandemia COVID-19, o Segmento Educacional, hoje, mesmo com novos desafios de um período pandêmico que persiste, segue com propostas de manutenção do ensino com o máximo de qualidade, utilizando-se das ferramentas tecnológicas assumidas para o contexto de ensino e aprendizagem, atreladas à retomada do modelo presencial, instaurando o Ensino Híbrido, de fato e de direito.

Os Profissionais da Educação buscaram, ao longo desses dois últimos anos atípicos, agregar conhecimentos para fortalecer o ensino, conceituando e afirmando o valor que a Educação possui em qualquer processo de transformação social e estão prontos para execução do projeto intenso de resgate das aprendizagens, mediante todo o caos causado pela Pandemia que continua desafiando, constantemente, as populações com novos acontecimentos.

Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou no dia 02 de fevereiro, com a Portaria nº 029/2022, o início do ano letivo no Formato Híbrido, para o dia 07 de fevereiro, com 50% da capacidade das turmas, em esquema de rodízio semanal, utilizando-se da Plataforma de Ensino para o grupo de estudantes que estiver em casa, sendo a organização desse cronograma da Unidade de Ensino, conforme realidade de cada comunidade escolar.

A Portaria, ainda, esclarece sobre outros atendimentos da rede de ensino; organização de início das aulas para escolas em reforma parcial e total, bem como outras situações previstas que impedem o retorno presencial imediato; planejamento presencial dos professores; orientações para cumprimento dos Protocolos Atuais de Biossegurança; e outras questões pertinentes ao processo.

O horário do dia letivo, também, é diferenciado, destinando o tempo de 1 (uma) hora para higienização dos espaço escolares entre um turno e outro, onde, nesse tempo, os estudantes (do momento presencial) seguem o processo educativo com atendimento remoto e os outros 50% dos estudantes que ficaram em casa finalizam o tempo letivo com a interação (já iniciada no dia) pela Plataforma.

O retorno presencial total, com 100% da capacidade das escolas para acolhimento dos estudantes, está marcada, pela Portaria, para logo depois do Carnaval, no dia 03 de março, a menos que sejam apresentadas novas disposições de organização do desenvolvimento do ensino no município, de forma oficial.

A Secretaria de Educação, enquanto órgão que direciona o ensino como mola propulsora para as transformações da sociedade, procura assegurar um planejamento que garanta o Direito a uma Educação de Qualidade, ao passo que se une na luta contra tudo o que assola a população e traga retrocessos e insucessos. As Equipes da Pasta entendem e tentam mostrar às comunidades escolares a importância da construção do saber, mas como proteção da vida, acima de tudo.

Apesar de todo mal causado pela COVID-19 e variantes, os Profissionais da Educação estão, cada vez mais, fortes e preparados para grandes transformações. São resilientes nesse processo e aprenderam a enxergar muitas luzes no final do túnel que iluminarão novas ações, novos projetos e muitos sucessos no âmbito educacional, porque são resistentes e aceitam entrar pelas portas que estão abertas para um futuro promissor.

A Educação de Valparaíso de Goiás quer, neste ano, DECOLAR e alçar voos ousados para o resgate do processo de ensino e aprendizagem e, com esperanças, ser parte dessa luta que eliminará esse mal que assola o mundo. Vamos todos juntos, rumo a um ano de mudanças!

Clique aqui para conferir a Portaria na íntegra:

PORTARIA Nº 029 – RETORNO DAS AULAS

Redação: Comunicação da SME