POSTADO EM 03 set 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE PROMOVEM CAMPANHA (COM)VIVA COM SORRISOS: VALPARAÍSO PELA VIDA

A ação remonta a conscientização para o Setembro Amarelo e faz um chamamento de valorização à vida

Na Edição 2021 da Campanha Setembro Amarelo, o conceito trabalhado vislumbra a possibilidade de uma vida com mais sorrisos, convivendo com alegria e buscando sempre dias melhores. Em meio a tantas situações difíceis que fomos submetidos diante da Covid-19, nada mais justo do que celebrar e lutar pela vida.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, tem realizado a Campanha que objetiva combater a triste realidade a que muitas pessoas estão submetidas, a depressão que desemboca em inúmeras outras situações.
Com o objetivo de prevenir e reduzir esse impacto da vida moderna, a Campanha Setembro Amarelo cresceu e, hoje, conquista o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das entidades federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental. E é no contexto educacional que as ações sociais são mais efetivadas, uma vez que abrangemos todos os segmentos da sociedade: estudantes, responsáveis, profissionais da educação.
A Secretaria Municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Comunicação Social da SME, espera que sejamos postos à reflexão acerca dos valores da vida e a ideia do escritor Antoine de Saint Exupéry que é de criar laços e nos fortalecer em prol de mais sorrisos, amizades verdadeiras, ambientes saudáveis e a busca pelo cuidado e saúde psíquica.
Entre outras ações virtuais que a Campanha estabelece neste mês escolhido para os sorrisos e valorização da vida, será realizada uma LIVE no dia 13 de setembro, às 15 horas, transmitida (ao vivo) pelo canal do YouTube da Câmara Municipal e pelo Facebook do Governo Municipal. A ação contará com a participação do Prefeito Pábio Mossoró; da Secretária de Educação, Rudilene Nobre; da Secretária de Saúde, Rosângela Palácio, e dos palestrantes: Andréia Golfinho (Terapeuta e Orientadora), Clayton Parreiras (Psicólogo Clínico), Prof. MSC. Elias Lacerda (Idealizador da Escola da Felicidade de Brasília) e Patrícia Estrela (Psicóloga, Gratidóloga, Escritora, Mentora da CEO da Escola de Educação Emocional Teen Mentors).
A LIVE é uma ação realizada por iniciativa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Educando – NAPPE que tem como gestora, a Orientadora Educacional Adriana Aparecida, em concordância com todas as ações orientadas a partir da Campanha (COM)VIVA COM SORRISOS. E, como tem sido realizado nas campanhas promovidas pela Educação, sugerimos que as escolas municipais realizem o DIA D com o tema proposto, em 16 de setembro. Que seja um dia para divulgação, nas redes sociais, de trabalhos realizados no contexto pedagógico, junto aos estudantes e profissionais escolares.
Espera-se projetar, nas novas gerações, por meio das crianças, a chama da vida que perpetua sorrisos, inspira, cria, transforma. E, então, o que te faz sorrir? O Pequeno Príncipe diria, “Sim, as estrelas, elas sempre me fazem sorrir”. É importante que possamos inspirar as nossas crianças a ter o desejo e sentir os sabores da vida, para que, cada uma delas, possa projetar o amanhã que sonhamos para um futuro de felicidades.
Faça, você também, parte dessa Campanha que ama e se inspira na vida como princípio motriz da sociedade e, sobretudo, da educação. Conviva e viva com sorrisos nesta Campanha da educação valparaisense pela vida.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco