POSTADO EM 16 out 2023 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REALIZAM PROJETO SOLETRANDO E DIGITANDO EM LIBRAS COM ESTUDANTES DE 4º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O projeto começa em sala de aula, consolidando a fase escolar com a seleção do estudante que participará da fase municipal (final do concurso).

O Concurso Soletrando é um projeto de lei da Câmara Municipal de Vereadores do Valparaíso de Goiás, lançado no ano de 2013 – Projeto de Lei Nº 057/2013. A Lei estabelece que a aplicação (de modo obrigatório) deverá ser, somente, para os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. No entanto, a ação, enquanto projeto pedagógico, previsto no Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação / Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, estende-se, também, para o 4º Ano e para o 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O Projeto foi estruturado pela Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, a partir da Equipe Pedagógica, e é uma importante ferramenta que pretende oferecer ao estudante uma forma lúdica de fazer contato direto com a Língua Portuguesa, aperfeiçoando o vocabulário da fala e da escrita.

São três fases que compõem essa estrutura implementada – A fase Escolar Sala de Aula, A Fase Escolar Final e a Fase Municipal. Primeiro, os professores de Língua Portuguesa trabalham o projeto em sala de aula e realizam a competição até chegar ao vencedor da turma. Na sequência, todos os vencedores das turmas que participaram do projeto na escola participam da fase escolar final, chegando ao nome do vencedor que participará da fase municipal. Cada segmento de ensino aponta um nome para a fase municipal (01 estudante de 4º ou 5º ano e 01 estudante de 6º ao 9º).

Com a reelaboração da proposta de lei, houve, também, a complementação da ideia com o Projeto “Digitando em Libras” que configura uma maneira de incluir, nesse processo, a linguagem dos surdos, fazendo com que, cada vez mais, essa linguagem seja vista, aceita e aprendida em todos os contatos sociais. A fase escolar dessa versão do concurso ocorre na Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves para estudantes que não possuem deficiência auditiva, fazendo parte de uma ação ocorrida no âmbito do Projeto Surdos, específico da referida escola, e sendo estendido para a Fase Municipal que é a culminância desse trabalho advindo das escolas.

Notoriamente, com o sucesso desse projeto, percebemos a aceitação das propostas dentro das unidades de ensino, comprovadas pelo empenho e compromisso dos estudantes que participam das fases de estudo, visando, sobretudo, ao conhecimento que é o maior objetivo dessa ação. Tudo, dentro dessa proposta, foi planejado e dimensionado à pluralidade dos aspectos sociocomunicativos, priorizando, também, a integração do trabalho nos campos escolares com a dinâmica de acompanhamento das gerências de ensino da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo geral do Projeto é despertar o interesse pela Língua Portuguesa, aumentando o vocabulário dos estudantes e promover o interesse pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, cultivando a cultura surda, assim como a socialização e a inclusão dos estudantes na rede regular de ensino. Como um todo, o projeto se enquadra, na educação deste município, como uma estratégia para favorecer maior assimilação de palavras novas, estimular a leitura e, concomitantemente, reforçar conhecimentos anteriores, objetivando criar espaços, onde exista uma maior interação e cooperação, a partir de atividades em grupo.

A Fase Municipal está programada para o dia 19 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento está reservado apenas para os estudantes participantes, junto ao acompanhante da escola, sem outros convidados e familiares, para que se possa preservar o silêncio no espaço que é fundamental para o desenvolvimento da competição.

É a Educação em Ação, construindo o futuro de Valparaíso de Goiás!

Redação: Comunicação Social da SME
Arte Gráfica: Jean Lima