POSTADO EM 16 jun 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E GOVERNO MUNICIPAL COMEMORAM OS 26 ANOS DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

Ação privilegia a reflexão de Valorização da Vida para mostrar aos cidadãos valparaisenses que precisamos continuar acreditando em dias melhores

A história tem início como um pequeno núcleo habitacional, inaugurado em 19 de abril de 1979, com destaque para duas pessoas entre tantas outras importantes para o processo de emancipação. Citam-se o então vereador José Valdécio Pessoa e o professor Geraldo Gonçalo. Após a emancipação, o primeiro administrador regional da localidade, nomeado pelo Governo Estadual, foi Clóvis José Rizzo Essenlin de Oliveira Almeida.
De acordo com a história oficial, o município recebeu o nome de Valparaíso de Goiás em homenagem a um engenheiro natural de Valparaíso, Chile. Contudo, o responsável pelo empreendimento habitacional não foi engenheiro nem muito menos chileno, trata-se do arquiteto colombiano, natural de Cáli, César Barney, profissional renomado, responsável pelo projeto urbanístico do município. Em 2002, César Barney foi homenageado pela Câmara Municipal, sendo condecorado com o título de Cidadão Honorífico.
Apesar disso, a história oficial não mudou a antiga versão. Na atualidade, Valparaíso de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Sua população, em 2017, segundo o IBGE, é de 159.500 habitantes. O município compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
Muito há o que se contar sobre uma cidade que tanto cresce em termos de cultura e progresso social, no entanto eis, apenas, um esboço de uma pesquisa breve feita sobre leituras históricas quanto à fundação do município e dos grandes avanços que a população valparaisense tem alcançado. Como diz o próprio hino do município: “Rumo ao futuro, ao progresso e à paz”.
As ações de comemoração, remodeladas para o contexto pandêmico, envolveram momentos onde foi evidenciado que o Governo Municipal trabalha para o povo, com o compromisso de constituir avanços que façam sentido para a população. A programação contou com os seguintes eventos voltados para a comunidade:
Foi realizado o Hasteamento da Bandeira em frente à Prefeitura, seguido de uma Carreata de Aniversário rumo ao Parque Ecológico, onde foi realizado o Plantio de Mudas e Soltura de Balões em memória das vítimas de Covid-19 no município. Outrossim, foi celebrada a tradicional Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Céu Azul.
Como tradição, as comemorações e ações para a comunidade se estendem durante todo o mês de junho e a programação contará ainda com um Mutirão de Vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 56 anos e entre 18 a 59 com comorbidades no dia 17 de junho. Entre os dias 21 e 30 de junho será realizada a ação Cidade Limpa em todos os Bairros do Município. No dia 22 de junho, uma ação em referência à prática de racismo na sociedade será realizada na Câmara de Vereadores, bem com no dia 26 de junho, no Parque Rio Branco, ocorrerá um café da manhã junto aos Pastores do Município.
De forma plural, planejada e humanizada, Valparaíso merece os parabéns por tudo o que conquistou e agregou à vida de cada munícipe nesses 26 anos de existência. O tema deste ano, de Valorização da Vida, remonta um momento significativo para compreender a dádiva que é viver em um município como Valparaíso de Goiás, onde o Governo Municipal se preocupa e cuida das pessoas.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Kátia Ferreira