POSTADO EM 13 out 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, EM PARCERIA COM A ACADEMIA VALPARAISENSE DE LETRAS, PROMOVE AÇÃO “COMEMORE LENDO O MUNDO” EM ALUSÃO AO DIA DO PROFESSOR, SEMANA MUNICIPAL DA LEITURA E DIA NACIONAL DA LEITURA

A competência leitora é uma capacidade interpretativa de atribuição de sentido e clareza às informações de um conjunto de ideias; construir essa ponte com a atividade docente é, sobretudo, ampliar a leitura de mundo

Em uma semana de muitas comemorações, sobretudo referentes ao planejamento eficaz no retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Academia Valparaisense de Letras – AVL, promove a ação “Comemore lendo o mundo” em alusão às asas que a sabedoria dos livros proporcionam à humanidade.

Desde os primórdios, a comunicação foi um fator diferencial do desenvolvimento das comunidades. Para tanto, a linguagem aperfeiçoada gerou a escrita como ponte e marca da história da humanidade. Hoje, sejam eles digitais, impressos, audiobooks, os livros são ferramentas de conhecimento e também de lazer.

A influência de um bom professor se dá no alcance que essa matéria-prima, os livros, chegam até a Comunidade Escolar, de forma emancipatória, com ideais de renovação e ascensão social.

Um livro aberto amplia horizontes; fechado precisa instigar o conhecimento dessas linhas que ziguezagueiam na divisão indivisível do que realmente somos: uma sociedade leitora que precisa se apropriar desse instrumento de alavancamento social.

Neste ano, comemoramos as três datas, fazendo o que há de melhor: lendo! Lendo pessoas, livros, músicas, sorrisos, a liberdade, os elementos da natureza. Lemos o tempo inteiro e precisamos reforçar a importância deste ato para que possamos ser, de fato, a sociedade mais justa e igualitária que tanto sonhamos.

Cumpre esclarecer que a Semana Municipal da Leitura, instituída por meio da Lei Nº 1.090 de 2015, foi um pontapé para as ações inovadoras que vislumbramos hoje em nosso município, sobretudo por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Municipal, a exemplo da Criação da Academia Valparaisense de Letras que desenvolve um trabalho literário exímio em nossa Região.

Por isso, Professor, como o seu dia são todos os dias do ano, vamos comemorar lendo o mundo de possibilidades que vocês têm nas mãos, em forma multiplicadora, que adentra os milhares de lares valparaisenses e se materializam nos olhos atentos de uma criança, um adolescente, um adulto ao contemplarem as primeiras letras bailarinas de um livro chamado Vida.

Redação: Comunicação SME (Criação de Conceito: Jhean Lima, Texto: Dry Neres)
Arte Gráfica: Rangel Franco

Material para divulgação abaixo. Compartilhem!