POSTADO EM 31 maio 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM GOVERNO MUNICIPAL E SECRETARIA DE SAÚDE INICIA PLANO DE VACINAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Ação ressalta a importância da Educação para o contexto municipal, na construção de estratégias que visem retomar o ensino presencial objetivando o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes

Desde o início da Pandemia de ordem global que remodelou as organizações sociais, sobretudo em âmbito educacional, a Secretária de Educação em diálogos incessantes com o Governo Municipal e a Secretaria de Saúde, vem buscando soluções para o atendimento das demandas da Comunidade Escolar.

As ações no Ensino Remoto foram exitosas e o processo de ensino e aprendizagem se desenvolveu mesmo em meio à ausência do contato presencial. Foram desenvolvidas inúmeras estratégias para nortear o trabalho docente, por meio da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica e suas Gerências de Ensino e Formação, em consonância com a Assessoria Pedagógica YouEduc, para fomento das atividades remotas.

A Secretaria de Saúde e sua Coordenação de Imunização efetivará o Plano Estratégico que contemplará os professores da Rede Pública e Privada municipal, para atendimento dos profissionais em um ponto exclusivo de vacinação.

É de suma importância que no uso das atribuições administrativas, se assegure aos profissionais da educação, a contemplação da operacionalização da vacina para que o retorno das aulas presenciais seja uma realidade tangível, para potencializarmos a articulação do aprendizado em um “novo normal”.

O processo a partir de agora, será dialógico e articulado, visando à garantia de acesso, ao efetivo acolhimento e às plenas condições de permanência e aprendizado dos alunos, observadas todas as medidas de segurança com a implementação dos protocolos aprovados pelas autoridades sanitárias e educacionais.

E, ao priorizar a vacinação dos profissionais da educação formal que atuam no ambiente escolar, também se está tratando de reduzir as desigualdades, ampliadas no período de fechamento das escolas, visando à plena retomada das atividades escolares, à busca pela equidade no ensino e à educação de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros.

Local: Ginásio do Céu Azul

Atenção profissionais da educação, ao vacinar-se:

● A vacina Astrazeneca não é indicada para gestantes e puérperas com até 45 dias do parto. Nesse caso, procurem os responsáveis no local da vacinação para instruções.

● Profissionais que tomaram a vacina da Influenza/H1N1 devem aguardar 15 dias para tomarem a primeira dose da vacina contra covid-19.

● Profissionais que foram infectados com o vírus da Covid-19, ou tenham suspeita, devem esperar 30 dias para vacinar-se.

● Nenhuma vacina está totalmente livre de provocar reações e a grande maioria dos vacinados não apresenta nenhum evento.

● Não ingerir bebida alcoólica por 72h após a vacinação.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Kátia Ferreira