POSTADO EM 24 nov 2021 · Sem categoria · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENCERRA PERÍODO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS

Intitulada de “Conectados Somos Mais Fortes”, Formação de Gestores e Professores ganha força e base sólida de socialização de conhecimentos para qualificação da prática pedagógica que efetivará a construção de um ensino mais conectado com questões de inovação e sucesso para a Rede Municipal.

Iniciada no dia 14 de setembro, com uma LIVE DE LANÇAMENTO, abordando o tema “Dos Encontros e Reencontros: Escola, Espaço de Aprendizagens e Afetos”, a Formação dos Profissionais Escolares, mais especificamente, do contexto pedagógico, traçou, até aqui, uma história de muitas conexões que irão reverberar práticas pedagógicas mais coerentes com a atualidade da Educação Básica, no município.

Com a reestruração da Educação que já vinha ocorrendo bem antes do período pandêmico, mas que se acentuou com as fases de inserção da tecnologia na atuação dos professores e com todas as intervenções que o processo pedagógico sofreu para manter o ensino na linha de desenvolvimento, mediante os formatos remoto e híbrido; a Educação, representada com muita categoria pelos seus profissionais, conseguiu avançar e deu saltos moderados, porém ousados, para um desenrolar transformador.

É sabido que todas as mudanças que são assumidas no contexto social geram insegurança e medo, mas, elas são inevitáveis no processo de evolução humana e ocorrem sobre circunstâncias que desafiam o ser humano a se projetar sobre novos pensamentos e atitudes que traçam novos caminhos para o desenvolvimento social.

Desse modo, com as mudanças postas à mesa, no grande banquete da educação, onde o conhecimento é alimento para gerar forças em prol da realização de sonhos e transformação social, as equipes de trabalho tiveram encontros com novos olhares sobre o desenvolvimento do ensino e reencontros com antigos valores que se redimensionaram em novos conceitos de aprendizagem e interação social.

Foram muitas manhãs, tardes e noites de estudo concentrado e antenado com propostas de renovação, onde as equipes escolares puderam socializar, mediante exímia atuação da Equipe de Assessoria da YouEduc, orientada pela Diretora da empresa, Maria Luiza Sampaio, e com o acompanhamento preciso dos Gerentes de Ensino da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, comandada pela Diretora Pedagógica, Adriany Damasceno; as experiências já vividas e os anseios de novos aprendizados e vivências que levarão os educadores para novos tempos, em 2022.

O encerramento contou com uma conversa dinâmica, assim como todo o projeto de formação, com o Professor e Palestrante Leonardo Dantas que levou, para a interação virtual de encerramento, uma mensagem motivacional com o tema “Eu sou UP. Acreditar, Superar e Vencer!”, consolidando todos os esforços pontencializados que foram dedicados à aceitação das mudanças que chegaram nos últimos tempos. “Acreditar, de fato, faz com que o ser humano se projete para a superação e para os resultados efetivos da luta vencida e dos sucessos conquistados”.

Todo o processo de formação, no município, foi virtual e muito bem aceito pelas equipes, o que traz novas esperanças para que a Secretaria Municipal de Educação possa concretizar a adesão às ações de preparação das equipes e socialização de conhecimentos. Assim, acredita-se ter achado um ponto favorável, acessível e articulado para as Formações Continuadas, planejadas para o próximo ano letivo, onde será seguida, certamente, a ideia de as equipes estarem sempre Conectadas para Serem mais Fortes!

A Secretária de Educação, Rudilene Nobre, revela-se com o coração extasiado de emoção e gratidão pelo tão promissor trabalho executado pelas equipes da SME sobre o contexto da Formação e parabeniza as equipes escolares por acreditarem nesse trabalho e dedicarem todos os esforços possíveis para que esse sucesso de hoje pudesse acontecer. “Sou grata por poder caminhar com profissionais de excelência que direcionam o ensino para o sucesso dos nossos estudantes e para o desenvolvimento da nossa cidade.”, expressa, com pontualidade, a Secretária Rudilene.

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco