ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 05 maio 2022 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INCENTIVA AS COMUNIDADES ESCOLARES PARA DISCUSSÕES ACERCA DO 18 DE MAIO E PROPÕE QUE ESTUDANTES E PROFESSORES REALIZEM AÇÕES NAS ESCOLAS

Profissionais da Secretaria de Educação de Valparaíso apoiam as ações da campanha “18 DE MAIO, FAÇA BONITO – PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”. O objetivo é promover a conscientização da população brasileira sobre o problema que é a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

No 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que, em todo o Brasil, sejam realizadas ações que proponham alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência, nos diversos ambientes (por eles) frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas, em relação à prevenção ao abuso e à exploração sexual, alertando e dando suporte às vítimas que, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês) e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:

  • Abuso Sexual: a criança é abordada por um adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
  • Exploração Sexual: crianças e adolescentes sendo usados com o propósito de troca ou obtenção de lucro financeiro (ou de outra natureza) em turismo sexual, tráfico, pornografia ou em rede de prostituição.

Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de uma conversa com a vítima, é importante que se entre em contato com um profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.

Ressalta-se, nas ações da campanha, a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) que são unidades públicas de funcionamento como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram algum direito violado. É fundamental que não culpabilizem a criança ou o adolescente e que identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam ocorrer.

Havendo alguma suspeita, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br.

Todos os anos, as escolas públicas de Valparaíso de Goiás entram nessa campanha do “maio laranja”, mas não deixam de abordar, ao longo do ano letivo, questões voltadas para essas discussões, acompanhando, com atenção, o desenvolvimento da criança e do adolescente, atuando diretamente em qualquer sinal observado de violência ou abuso. Mas, também, desenvolvem projetos para despertar a interação social de forma saudável e equilibrada, pautando-se nos princípios de humanidade, respeito e amor.

Neste ano, não pode ser diferente! Ações precisam ser desenvolvidas ao longo do mês, com chamamentos à população e divulgação nas redes sociais, de modo que possam alcançar todos os públicos e possam chegar à casa de cada cidadão, alertando as famílias e inibindo os praticantes desse crise.

EQUIPES GESTORAS E PROFESSORES, ENTREM AM AÇÃO!

Este momento é muito oportuno para proteger as crianças e adolescentes desse mal que desestrutura e adoece a sociedade. Não tenha medo. Se você sabe, denuncie!

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco