ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 14 nov 2023 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL COM PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO NO COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Com a proposta lançada, as equipes escolares e estudantes poderão realizar ações conectadas ao tema “Florescer sem Preconceito” e gerar importantes estratégias de prevenção sobre vários temas associados, promovendo interação e cidadania.

A campanha do Novembro Azul 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

O Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.
Diagnóstico do Câncer de Próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do Câncer de Próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.
  • CONHEÇA UM DOS MATERIAIS DE CAMPANHA DO INCA:

A Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás, mês a mês, entra nessas lutas das campanhas das cores, mobilizando as unidades de ensino, com suas equipes e comunidade escolar como um todo, para discussão sobre os temas abordados e ações que promovam a reflexão e a ação cuidadosa sobre casos que surjam ao longo do trabalho desenvolvido. Isso faz com que a escola se sinta parte desses projetos sociais que buscam qualidade de vida e que despertam o senso de humanidade para o bem comum.

Neste ano, o tema escolhido para o Novembro Azul foi “Tudo bem falar desse azul que orienta e previne! Um Florescer sem Preconceito” justamente para integrar as pessoas na discussão de assuntos importantes que podem salvar a vida de alguém que esteja passando por situações adversas e não tem forças para lutar sozinho. E nem deve ser uma luta solitária, as pessoas precisam se unir, sendo solidárias aos momentos difíceis do outro, pelo amor que move o mundo na perspectiva do bem e da harmonia.

A Educação Valparaisense entra no clima azul para salvar vidas! 

Redação: Comunicação Social da SME (Com informações do Instituto Nacional do Câncer – INCA)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira