ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 28 jul 2023 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA CAMPANHA PARA MOBILIZAÇÃO DAS EQUIPES ESCOLARES EM FUNÇÃO DO SAEB 2023 E DESENVOLVE AÇÕES PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA AS AVALIAÇÕES

A aplicação das avaliações será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 26 de junho, a Portaria nº 267, que estabelece parâmetros e diretrizes gerais para implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, no âmbito da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.

A aplicação do Saeb 2023 será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação, contando com novidades como a aplicação eletrônica para os professores da forma que já era feita nos questionários da Secretaria Municipal de Educação e dos diretores escolares.

Dessa forma, além da mudança do formato de aplicação para professores, haverá também a expansão da população de referência, que passa a contemplar os professores das turmas que recebem aplicações amostrais do 2º ano do ensino fundamental, bem como de ciências da natureza e ciências humanas do 9° ano do ensino fundamental.

Na aplicação de 2023, será implementada a avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para o 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa dá continuidade ao movimento de alinhamento do Saeb à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, outras novidades ocorrerão no processo de aplicação:

  • Os estudantes identificados como público-alvo da educação especial, no momento do agendamento, contarão com o atendimento oferecido por profissional especializado (ledor, transcritor e intérprete de Libras, leitor labial), que deverá ser providenciado pela escola, bem como a sala extra para atender ao aluno de acordo com sua situação. Nesse caso, a instituição aplicadora disponibilizará um aplicador extra para acompanhar a avaliação, que conta com tempo extra para a realização das tarefas.
  • A partir de agora, a taxa de participação requerida para os municípios, para divulgação dos resultados, que antes era de 80%, passará a ser de 50%. A taxa de participação registrada pelas escolas e municípios no Saeb constitui critério para divulgação dos resultados das aplicações censitárias.

O Saeb é realizado desde 1990, sendo uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, ele permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas, assim as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliam a qualidade da educação oferecida aos estudantes e o resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro, oferecendo os subsídios necessários para futuros avanços.

A transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Vejam os principais marcos:

  • 2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental, já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental, já alinhados à BNCC.
  • 2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

Como apoio importante, foi desenvolvida a cartilha “Saeb – Diretrizes da edição de 2023”. O guia traz as principais informações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica, de forma interativa e acessível. Nela, é possível encontrar as orientações e o cronograma previstos na Portaria do Saeb 2023, publicada no Diário Oficial da União do dia 26 de junho.

A cartilha faz parte de uma série de iniciativas para viabilizar e operacionalizar a avaliação nas melhores condições possíveis. Nesse contexto, o Inep realizou, também, uma live para esclarecer dúvidas sobre os processos que envolvem o Saeb como um todo.

Confiram:

  1. Cartilha do Saeb 2023
  2. Live sobre o Saeb (na íntegra)
  3. Portaria do Saeb 2023

Por ser uma ação totalmente estruturada e que traz, de fato, olhares importantes para as mudanças de cenário que todo profissional da educação deseja, as Secretarias de Educação devem apoiar esse tipo de iniciativa e levar junto às equipes escolares para o desenvolvimento de ações integradas.

Por isso, a Secretaria de Educação de Valparaíso veste essa campanha com mais intensidade a partir de agora, lançando ações planejadas para as escolas, em prol dos próximos acontecimentos importantes do contexto educacional que são:

  1. Avaliação de Fluência Leitora para estudantes do 2º ano do ensino fundamental – realizada em agosto.
  2. Sadev 2023.3 – Sistema de Avaliação Diagnóstica das Escolas de Valparaíso – realizado em setembro.
  3. Saego 2023 – Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás – realizado em novembro.

Com um tema seguindo a linha de trabalho do ano de 2023 “Semeando o SAEB 2023 para florescer resultados”, a SME convida a rede municipal como um todo para semear os resultados que representam os esforços de cada profissional que se dedica no processo de construção de uma cidade melhor, onde a educação é prioridade e alinha os demais campos da sociedade para as conquistas coletivas e os sucessos de cada cidadão que floresce nesse jardim semeado com amor e parceria.

Em breve, será apresentado o Cronograma de Trabalho, com ações para cada segmento educacional, e data de lançamento oficial da campanha! Aguardem!

Redação: Comunicação Social da SME (com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)
Arte Gráfica: Lorrane Oliveira