POSTADO EM 23 jun 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PLANEJA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS POR MEIO DA ACOLHIDA E ESCUTA DOS MAIS DIVERSOS SEGMENTOS QUE COMPÕEM O CENÁRIO EDUCACIONAL DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

Ação de planejamento enfatiza a possibilidade do retorno presencial em uma perspectiva de preparo de mecanismos administrativos e pedagógicos que fomentarão todo o processo, que será gradual

Na manhã de ontem (21/06), a Secretaria de Educação realizou um diálogo para tratativas afetas à projeção de um retorno presencial das aulas no município. A ação objetiva promover audiências para preparação da Rede de Ensino para o Retorno das Aulas em Formato Híbrido.
Em um primeiro momento, a SME organizou a Reunião Administrativa / Pedagógica com os Diretores, Assessores e Coordenadores de Departamento da Secretaria; Superintendente da Educação; Conselho Municipal de Educação; Gabinete da Secretária, bem como Sindicato dos Servidores.
Adriany Damasceno, Diretora da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica esclareceu a responsabilidade, escuta ativa e parceria que a Pasta pretende desenvolver acerca da temática, para que a Comunidade Escolar seja acolhida com segurança. Reafirmou ainda que se trata, portanto, de um planejamento que é uma ação inerente ao processo educacional. Não se pretende estipular datas, mas sim, metas para serem alcançadas para que o retorno, quando for realizado, seja um processo transparente, alinhado e organizado.
A Secretária de Educação, Rudilene Nobre, explicitou a preocupação da Pasta em trabalhar de forma coerente, como se tem feito desde o início da Pandemia. Acolheu o Sindicato dos Trabalhadores, uma vez que a retomada impacta também na rotina profissional dos servidores e reforçou ao Presidente do Sindicato, Marcilon Duarte, que a prioridade da ação é o cuidado e zelo com a vida, uma vez que a tratativa é de cunho humano e não somos números, mas sim, pessoas. Todavia, a ação é de suma importância, uma vez que o planejamento precede a ação, e a educação não se faz somente de palavras, mas sim, por meio de uma gestão de governança que atende às necessidades de quem mais precisa de nós, os estudantes. A SME trabalha para garantir o direito de todos, mas principalmente velando pelo bem mais precioso de toda comunidade escolar que é a vida.
Cumpre esclarecer que estamos diante de uma Pandemia sem precedentes que requer a aprendizagem de diferentes formas de se relacionar e de viver em espaços coletivos. O retorno às aulas presenciais tem sido motivo de grande debate nas Redes Municipais de Ensino e, agora, faz-se necessário apoiar os profissionais da educação na redescoberta do espaço da escola.
O objetivo do Plano de Ação e Protocolo de Retorno às aulas semipresenciais, apresentado pela Assessoria da Educação, YouEduc, é oferecer a toda a Comunidade Escolar, condições de biossegurança, alinhadas com as questões pedagógicas, para manter o compromisso de garantir uma educação pública de qualidade.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Assessoria YouEduc