ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 15 out 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE SADEV 2021.3 COM VISTAS À VERIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E PREPARAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PARA O ANO VINDOURO

O Sistema de Avaliação Diagnóstica das Escolas de Valparaíso (SADEV), em avaliação 2021.3, terá uma semana de aplicação em todo o município entre os dias 18 a 24 de outubro

Avaliação diagnóstica é um procedimento necessário para definir prioridades e garantir a qualidade do ensino. A possibilidade de realizar avaliações, com maior frequência, contribui como estratégia para um planejamento em longo prazo, que acompanhe o percurso educacional do estudante e não apenas com a intenção de medir o conhecimento.
Esta é a terceira e última Avaliação Diagnóstica de 2021, tendo em vista que a primeira objetivou diagnosticar a situação da Rede como um todo; a segunda, além de diagnosticar, buscou traçar estratégias de intervenção para as demandas identificadas e, por fim, o último processo traz à luz a verificação das aprendizagens, bem como o Plano de Ação para o ano posterior.
A aplicação se dará entre os dias 18 e 24 de outubro, sendo que o 2º, 5º e 9º ano farão provas presenciais, nos dias 19, 20 ou 21, a depender do cronograma de cada escola; 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano farão provas virtuais pelo sistema AMIGO. As escolas terão 03 (três) dias de aplicação cada uma, a depender do cronograma de cada escola. Excepcionalmente, nesse SADEV, o 2º ano realizará as duas provas no mesmo dia, Português e Matemática. No SADEV 2021.3, os Anos Iniciai e Finais serão avaliados em PORTUGUÊS e MATEMÁTICA, com 15 (quinze) itens cada uma.
A “AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS ESCOLAS DE VALPARAÍSO” será aplicada por professores da própria Unidade Educacional e as orientações para a aplicação serão fornecidas no “Manual do Aplicador” que será disponibilizado no dia dentro do malote, mas também, antecipadamente, via WhatsApp, para Diretores e Coordenadores que deverão compartilhar com os professores. As provas acontecerão de 08h as 09h30 e de 10h as 11h30 no período da manhã; de 13h30 às 15h e de 15h30 às 17h no período da tarde.

Clique aqui e acesse o documento na íntegra: MEMORANDO 2021.3 SADEV

A avaliação diagnóstica pode ser aplicada no início do ano letivo ou em cada novo ciclo, bem como cada vez que um novo estudante entra na escola. A sua elaboração deve visar toda base curricular estabelecida pela BNCC – nas áreas de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, sempre levando em consideração o conteúdo previsto no ano anterior.
A Secretaria Municipal de Educação, na representação da Titular da Pasta, Rudilene Nobre, entende que, na educação básica, a avaliação deve ser um instrumento de contribuição da aprendizagem e não somente um indicativo de sucesso ou fracasso. Dessa forma, as contribuições que a avaliação diagnóstica traz são fundamentais para a tomada de decisão durante o processo de ensino e aprendizagem.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco