ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 11 fev 2021 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE TREINAMENTO E ESTABELECE NOVAS DIRETRIZES JUNTO À EQUIPE DE NUTRICIONISTAS

Treinamento objetivou orientar acerca do controle do almoxarifado de alimentação, via PRODATA

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da Educação Básica Pública. Ele é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

Será implantado um sistema informatizado para gerenciamento da merenda, objetivando a celeridade, com vistas à melhora no atendimento à comunidade escolar. Dessa forma, o Mapa do Sistema que já gerenciava a distribuição de alimentos nas escolas terá um aparato técnico que promove a otimização e transparência dos processos de alimentação escolar, no âmbito municipal.

O acompanhamento em tempo real, bem como, o remanejamento de merenda entre as escolas elencam o rol de eficácia da nova diretriz, visando o atendimento à dinamicidade que se dá em decorrência da frequência diária de alunos que sofre alterações constantes nas escolas, ocasionando, em alguns casos, desperdício de alimento.

A medida foi elogiada pela equipe de nutrição, composta pelas profissionais: Ana Cristina Lima, Ana Maria Borges, Tatiane Monteiro e Carollyne Joranhezon que acreditam na celeridade do processo como sendo marca mais positiva para o atendimento operacional da gestão de alimentação para a rede municipal de ensino.

A Diretora de Alimentação, Patrícia Rodrigues, juntamente ao servidor Jefersom Dias, responsáveis pelo treinamento, informaram que a medida atende a uma exigência do Tribunal de Contas Municipal – TCM para que a distribuição e baixa de merenda possam equalizar e auxiliar na verificação, por parte da equipe técnica, acerca das reais necessidades de cada escola, para a consolidação de uma merenda que atenda à comunidade escolar em suas peculiaridades, com agilidade e eficácia.

A Secretária Municipal de Educação, Rudilene Nobre, reforça o empenho do Governo Municipal em modernizar, cada vez mais, os processos educacionais, em todos os setores da Secretaria, para que a gestão esteja alinhada com os novos desafios enfrentados, sobretudo, para que o desenvolvimento técnico esteja em consonância com a atuação operacional.

 

Publicado pela Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás/Redação: Comunicação da SME/Fotos: Kátia Ferreira