POSTADO EM 14 jun 2022 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA A 2ª FASE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS ESCOLAS DE VALPARAÍSO (SADEV)

A prova faz parte de um sistema de avaliação próprio da rede municipal de ensino, implantado em 2017, com o intuito de identificar o nível de desenvolvimento escolar dos estudantes, para traçar estratégias articuladas, em planos de ação pontualmente definidos, com vistas a recomposições e novos avanços no ensino.

O SADEV é o sistema de avaliação próprio da rede municipal de ensino de Valparaíso de Goiás, implantado no Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação como ferramenta de análise do desempenho escolar dos estudantes.

Uma vez traçado o perfil da rede, a partir de avaliações elaboradas conforme o referencial curricular de cada série dos anos iniciais e finais; é possível que a Equipe Pedagógica da SME e das escolas elaborem estratégias fundamentadas e no ponto exato do que os estudantes precisam melhorar, dentro do processo de aprendizagem.

Todos os anos, a rede aplica avaliações, geralmente de Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes de 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de:

1. Identificar o nível de conhecimento dos estudantes;
  2. Articular planos de ação voltados para as dificuldades apresentadas;
  3. Projetar os avanços na rede para a qualidade do ensino.

Normalmente, são realizadas 03 avaliações de SADEV ao longo do ano que se estruturam em: diagnóstico e plano de ação, diagnóstico e reformulação de estratégias, diagnóstico e consolidação do processo naquele ano letivo, com base estruturada para o próximo ano.

Estamos na 2ª fase do processo diagnóstico, realizando, no período de 21 a 24 de junho, o SADEV 2022.2 que tem, neste ano, papel importante e direcionador sobre a recomposição educacional, diante da reestruturação do ensino, por causa da Pandemia COVID-19. É um momento crucial de articulação de metodologias que possam, novamente, alavancar o aprendizado nas escolas. E diagnosticar, antes do agir, deixa o trabalho pedagógico mais respaldado e com objetivos bem definidos para os avanços.

As provas acontecerão em quatro dias: 21, 22, 23 e 24 de junho, conforme Cronograma apresentado no final desta notícia, para estudantes de 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática, desta vez em um único bloco, por Professores Regentes, mas que não têm vínculo escolar com os estudantes das turmas onde irão aplicar.

O horário das provas, pela manhã, será das 8h30 às 11h e, no período da tarde, será das 13h30 às 16h, cabendo ao Diretor da Unidade Escolar adotar as providências necessárias para o êxito da aplicação e análise dos resultados das avaliações.

PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS:

Sigam as Orientações da Equipe YouEduc que é a instutuição responsável diretamente pela articulação da aplicação nas escolas, considerando os horários de execução das provas e as estratégias quanto ao horário para servir a Merenda Escolar que deverá seguir o Cardápio preestabelecido. Segue o link do Cronograma de Aplicação, confiram!

ROTAS SADEV 2022.2

Redação: Comunicação da SME (com informações da YouEduc)
Arte Gráfica: Rangel Franco