POSTADO EM 16 set 2022 · Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA PARCERIA COM A PROGRAMANDO O FUTURO PARA COLETA DE LIXO ELETRÔNICO NAS ESCOLAS DE 1º AO 9º E 6º AO 9º ANO DA REDE MUNICIPAL

A ação acontecerá em formato de gincana com coleta de lixo eletrônico, no período de 15 dias, e a escola que conquistar o 1º lugar ganhará um laboratório com 20 computadores recondicionados. As escolas que ficarem na posição de 2º ao 5º lugar também ganharão prêmios.

A PROGRAMANDO O FUTURO é uma Organização Sociedade Civil com atuação em todo o território nacional. Desenvolve projetos em parceria com entidades da sociedade civil, empresas e poder público que, ao longo dos anos, beneficiaram milhares de pessoas em todos os estados brasileiros.

Tem como missão tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável, com ações educativas, ambientais, tecnológicas, de empoderamento digital e inovação, visando tornar-se a principal referência nacional em logística reversa, metarreciclagem, economia circular até o final de 2022, com valores baseados na ética, transparência, solidariedade, inovação e criatividade e na valorização do potencial humano.

Possui vários parceiros e apoiadores que compartilham do mesmo propósito de preservação do Meio Ambiente, a partir de ações voltadas para o descarte correto de equipamentos eletrônicos, associando a projetos que despertam habilidades e promovem o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, acessíveis às crianças e jovens, em escolas e outras instituições que levam para a sociedade a linguagem de preservação da natureza.

Não é a primeira vez que a Secretaria de Educação de Valparaíso desenvolve ações com a Estação de Metarreciclagem que é o local destinado à reciclagem de lixo eletrônico e acolhimento de jovens para participação em oficinas e cursos voltados para tecnologia e informática, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho nesse campo que é bastante atrativo para o público de adolescentes. Nesta gestão municipal, em 2018, foi realizada uma grande campanha de coleta de lixo eletrônico com estudantes das escolas de 1º ao 9º ano da rede, com resultados surpreendentes de adesão ao projeto, aprendizado e ações multiplicadoras da proposta.

Neste ano, a SME retoma essa parceria entre a ONG Programando o Futuro e as escolas da rede municipal que ofertam o ensino de 1º ao 9º ano e escolas com apenas o segmento de 6º ao 9º ano, no total de 16 unidades de ensino. A proposta é a de, novamente, realizar uma grande coleta de eletrônicos em desuso nas comunidades das escolas selecionadas para a Gincana, de acordo com o Cronograma a seguir:

• 16/09 a 10/10 – Divulgação e Coleta
  • 11, 13 e 14/10 – Pesagem/Pontuação
  • 20/10 – Entrega dos Prêmios

Será um processo mais simples do que na edição anterior, mas com um propósito muito relevante quando se pensa nos objetivos a serem concretizados com essa ação de política social que dá novos ares às interações humanas para a construção de uma sociedade mais conectada com questões de cidadania e humanidade. Haverá, basicamente: o período para a ação de coleta do lixo eletrônico nas escolas, os dias para a pesagem e contagem dos pontos (pela equipe da Estação de Metarreciclagem) e a data de divulgação do resultado e entrega dos prêmios (a ser organizado pela Secretaria de Educação).

As escolas vencedoras da Gincana ganharão computadores recondicionados pelas Equipes da Estação de Metarreciclagem, hoje, localizada no Gama, Distrito Federal. A 1ª colocada ganhará 20 computadores para que possa montar um laboratório de informática para os estudantes; da 2ª a 5ª colocada, conforme pontuação feita no dia da pesagem, a premiação também será de computadores recondicionados na sequência de 05, 02, 02 e 01 computadores pela ordem de classificação.

As equipes pedagógicas escolares envolvidas precisam realizar a inscrição da Gincana pelo QR-CODE que está no material de divulgação, incentivar os estudantes e demais integrantes da comunidade escolar para a participação efetiva na Gincana e fazer a escola inteira refletir sobre a importância da “saúde do planeta”, em todos os aspectos de cuidados que o ser humano precisa ter para que a natureza possa ser preservada.

Lista de Escolas Municipais selecionadas para a Gincana:

1. Antônio Bueno de Azevedo
  2. Avelino Jove de Abreu
  3. Ayrton Senna
  4. CAIC Tancredo de Almeida Neves
  5. Casinha Feliz
  6. Chico Mendes
  7. Cora Coralina
  8. Gilmar de Jesus Cavalcante
  9. Leolino de Jesus Soares
  10. Monteiro Lobato
  11. Natielly Laynon Alves Nunes