POSTADO EM 02 set 2017 · Educação

Secretaria Municipal de Educação capacita gestores

A Secretaria Municipal de Educação promoveu durante toda a semana, de 28 de agosto a 01 de setembro, o segundo módulo do Curso de Gestão e Excelência. Segundo Maria Luíza, mestre em educação e palestrante, o curso foi pensado para preparar e formar os gestores para a busca de uma gestão de excelência, com qualidade de aprendizado.

O curso tem um total de 120 horas, sendo 40 horas de formação diretas e 80 indiretas, e os diretores de escolas aprenderam sobre o perfil da liderança, parceria com os Conselhos escolares, princípios de gestão, gestão de indicadores e plano de ação para solução dos problemas.

De acordo com Luíza, a atual gestão encontrou o município de Valparaíso em uma situação muito complicada em relação aos indicadores de qualidade de ensino. “A melhoria nos índices de educação passa primeiramente pela formação dos gestores e com o curso, eles aprendem como trabalhar no dia a dia com a qualidade que precisam para obter resultados para a educação de Valparaíso”, afirmou.

É importante lembrar que os Indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se numa visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola.

Temóteo, diretor da Escola Carolina Maria de Jesus, destaca que a capacitação apresentou bases e condições de pensar e repensar atitudes do gestor na escola.  “O curso traz algumas coisas que já conhecemos, sem dúvida, mas também aponta muitos outros horizontes e trouxe para nós conhecimento sobre professores doutores, teóricos e conhecedores das dinâmicas, assim como os desafios e propostas e, principalmente, a auto responsabilidade de todos os atores da escola. Eu saio melhor do que cheguei, são muitos os desafios eu já tenho várias anotações para colocar em prática na escola e um olhar diferenciado do que já vivo dentro do cotidiano, principalmente com minha equipe”.

No último dia os gestores apresentaram os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e no encerramento houve a participação do prefeito Pábio Mossoró, que evidenciou a importância da capacitação. “Todos os investimentos na educação são importantes, porém, não dispensam a capacitação dos nossos profissionais, pois o bom gerenciamento escolar é eficaz para alcançar os objetivos, como a melhoria nos índices de qualidade educacional”, concluiu.