POSTADO EM 18 maio 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONVIDA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA A REFLEXÃO ACERCA DO DIA 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Ação objetiva a reflexão acerca da violência e abuso sofrido por esse público vulnerável. A visibilidade e a discussão são os melhores caminhos para a conscientização que reflete na legislação vinculada ao assunto

O 18 de Maio é uma data importante do cenário nacional que evidencia os direitos do cidadão brasileiro nas lutas pelo respeito, humanização e preservação da vida. É o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.
Não é uma data escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, no Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.
Desde o ocorrido e a instituição dessa data como oficial no Brasil, políticas públicas são promovidas em ações efetivas, em consonância com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, para a redução das estatísticas de violência contra as crianças e adolescentes, que vão além das ações específicas para essa data, e se estendem ao longo do ano.
Os profissionais do contexto educacional têm um papel importante nessa batalha que é o de conscientização da população de que é necessário estar sempre atentos aos mínimos sinais de violência e denunciar, bem como promover ações e projetos de prevenção desses atos criminosos e desunamos. Os profissionais da educação são a fonte mais efetiva de ações que evidenciam a valorização da vida, o respeito ao outro e o amor que gera a paz no mundo.
Em uma ação especial, no dia de hoje, as equipes da SME se juntam para evidenciar as cores amarelo e laranja que representam a alegria e a pureza das crianças e a vitalidade juvenil dos adolescentes que merecem respeito, cuidados e proteção para crescerem fortes e serem a representação da projeção de um mundo mais humano e que espalha paz e amor entre os homens e mulheres da nossa nação mundial.

AS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS MERECEM PROTEÇÃO E AMOR!

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco