POSTADO EM 08 mar 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DÁ BOAS VINDAS À COMUNIDADE ESCOLAR NO RETORNO ÀS AULAS, NOS MOLDES DO ENSINO REMOTO

Após a Jornada Pedagógica que proporcionou formação continuada aos Profissionais da Educação, a retomada das aulas está sendo realizada por meio da Plataforma EADUC e material impresso de apoio à aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação, junto às Diretorias Técnicas e Pedagógicas, deseja boas vindas à comunidade escolar, em detrimento do retorno às aulas que ocorreu hoje, 8 de março. A ação, estrategicamente organizada para atender às demandas educacionais do município, contempla uma jornada formativa preparatória para o enfrentamento dos novos desafios educacionais, impostos por meio da Covid-19.

Em observância aos índices crescentes da doença no país, ainda não é possível o retorno presencial com segurança. Todavia, os protocolos de orientação para o Ensino Remoto foram seguidos com afinco para que não haja perdas no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Professores capacitados, gestores orientados e equipe motivada são reflexos do cuidado que a SME tem em direcionar todas as etapas que foram necessárias para esse retorno.

Por meio da Plataforma Virtual EADUC e cadernos impressos de apoio à aprendizagem, os estudantes terão acesso às atividades propostas pelos docentes, bem como, à interação necessária, que é tão fundamental para que o processo de ensino seja desenvolvido. Ferramentas tecnológicas como a possibilidade de gamificação dos conteúdos estudados, interação virtual com os professores e a inserção de atividades diferenciadas, aproximam-nos de uma educação alinhada com as tendências modernas, onde o saber seja prazeroso e ultrapasse as linhas dos cadernos.

No entanto, os estudantes que ainda não têm a oportunidade do acesso aos meios virtuais poderão realizar atividades com os cadernos impressos que trazem a mesma preocupação da efetivação do ensino.

Por enquanto, até que as autoridades sanitárias autorizem o processo de retomada presencial, o anseio da Secretaria de Educação é que o processo educacional se desenvolva da melhor forma possível, para que tenhamos, cada vez mais, uma sociedade que compreenda o papel da educação nas mudanças que tanto esperamos.

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco