POSTADO EM 08 out 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ CHAMAMENTO À COMUNIDADE ESCOLAR: É PRECISO RECONSTRUIR O VÍNCULO COM A ESCOLA E VIVENCIAR A PROXIMIDADE REAL

É um momento importante para recuperar a interação entre estudantes e profissionais da educação, sendo uma oportunidade ímpar de adaptação à rotina escolar

O retorno presencial em formato híbrido dos estudantes com 50% da capacidade das escolas, tão aguardado pela Comunidade Escolar, objetiva elucidar uma série de tratativas que têm impactado no processo de ensino e aprendizagem do corpo discente. A educação volta em formato presencial, uma vez que a evasão escolar tem sido o vírus da atualidade. Não se pode mais vislumbrar estudantes em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola. O retorno se dá, segundo a Titular da Pasta, Rudilene Nobre, com responsabilidade, pensando, principalmente, naqueles alunos que não conseguiram ter acesso às plataformas digitais ao longo de 2020 e no avançar de 2021.
Conforme a Secretária, mesmo com todos os avanços conquistados e a superação dos desafios pedagógicos por meio do ganho tecnológico, as novas ferramentas de estudo se estabeleceram como apoio do professor, e não como substituição desse profissional. Nessa perspectiva, a internet funciona como uma fonte de pesquisa, para ser um braço do docente, uma inovação da prática pedagógica dentro do ambiente virtual; jamais para tirar o papel fundamental do educador. Por isso, o retorno presencial garante o acesso à educação para aqueles que mais necessitam.
O anúncio realizado no dia 30 de setembro reforça o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da Pandemia, em uma construção sistemática ascendente do processo de ensino em Valparaíso de Goiás, sob direção motriz da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP, no Comando de Adriany Damasceno.
Para tanto, Normativas de direcionamento serão elencadas para que a Comunidade Escolar receba com tranquilidade as diretrizes desenvolvidas para continuar garantindo o direito constitucional de acesso à educação. O Decreto nº 713, de 30 de setembro de 2021 dispõe sobre a prorrogação da situação de emergência no Município de Valparaíso de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências, sobretudo na Seção V que trata acerca do retorno das atividades presencias nas escolas.
Atualmente, após toda a experiência adquirida com os meses de pandemia, já é possível estabelecer novas formas de prevenção e incorporá-las ao ambiente escolar. Ao seguir com o protocolo de volta às aulas e adotar o sistema híbrido de ensino (que apresenta estratégias para o ensino on-line e off-line), a Secretaria Municipal de Educação estabelece todas as medidas necessárias para promover o aprendizado, para proporcionar mais qualidade nas atividades propostas.
A Portaria nº 146-SME, de 07 de outubro de 2021, estabelece, em consonância com o Decreto supracitado, o retorno das atividades escolares presenciais e aponta organizações administrativas e pedagógicas sobre as demandas de retorno, seguindo as orientações e protocolos de saúde.

Clique nos links abaixo para visualizar os documentos mencionados nesta notícia:

Decreto nº 713 – de 30 de setembro de 2021 (1)

Portaria nº 146 2021 retorno as aulas

Redação: Comunicação SME