POSTADO EM 15 out 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO HOMENAGEIA TODOS OS PROFESSORES PELO SEU DIA

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam sua vida à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país

Pelas mãos dos professores, outras mãos conduziram o lápis pela primeira vez na representação figurativa de uma vogal; pelos olhos de um docente, mundos novos foram vislumbrados e, pelo seu sorriso, o coração foi invadido por um misto de fé e esperança.
A Rede Municipal conta com uma equipe valorosa e eficiente que não mede esforços para que a entrega da educação de qualidade seja realizada diariamente. Desde o corpo diretivo até os profissionais administrativos e de apoio, a escola é constituída de Mestres que ensinam e concatenam os fios da vida no caminho do saber e da aprendizagem.
A sua missão extrapola os muros da escola e se estende até o social, seio de socialização e convivência que precisa ser regado da matéria-prima da educação: a prática.
O Dia dos Professores trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia.
O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois, em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”); e, através desse decreto, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar essa data e também traçar novos rumos para o próximo ano. Essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
A chefe da Pasta, Rudilene Nobre, bem como a Diretora de Ensino e Gestão Pedagógica, Adriany Damasceno, parabenizam os professores, sendo elas também professoras, que acreditam no potencial educacional que promovem ações transformadoras na sociedade. Desejam, sobretudo, que os olhos docentes estejam sempre atentos e focados no porvir, com prenúncios de progresso e melhoria no processo educacional que tanto almejamos e precisamos, de fato, fazer parte.

“Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”. – Augusto Cury

Clique aqui e acesse, na íntegra, o vídeo institucional: https://www.instagram.com/p/CVDDz72sVND/?utm_medium=copy_link

Redação: Comunicação SME

Vídeo Institucional: Governo Municipal