POSTADO EM 27 abr 2022 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LANÇA CAMPANHA DE REPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS, PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO, QUE TEM COMO CONCEITO “DECOLAVAL 2022”

O lançamento da Campanha é o ponto de partida para que as ações possam adentrar o contexto escolar com trabalhos direcionados e objetivos bem definidos para a consolidação do planejamento produzido pelas Equipes Pedagógicas da Secretaria e ocorrerá com Live disponibilizada para todos os Profissionais da rede de ensino.

A Recomposição das Aprendizagens é uma proposta que apresenta ações de intervenção pedagógica para desenvolver as habilidades essenciais, buscando facilitadores para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagens significativas, garantindo a qualidade do ensino ofertado e firmar o compromisso de uma educação de qualidade na Educação Básica.

Os projetos voltados para essa ação têm o intuito de focar no ensino para recompor as habilidades, bem como oportunizar aos estudantes a revisão de objetos do conhecimento dos anos anteriores que precisam ser consolidados. Na Rede, as ações de Recomposição utilizarão propostas pedagógicas mais engajadoras, valendo-se de recursos e fazendo uso de metodologias ativas que buscam dar maior protagonismo aos estudantes.

O art. 2º da LDB, Lei 9.394/96, cita que a Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O inciso V do art. 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei 9.394/96, preceitua que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu Sistema de Ensino, terão a incumbência de prover meios para a recuperação dos estudantes de menor rendimento.

As instituições escolares têm a responsabilidade de garantir um ensino de qualidade aos estudantes para que adquiram o desenvolvimento pleno como cidadãos e, nesse percurso, todos os Profissionais da Educação precisam ter o compromisso de realizar as intervenções necessárias para recuperação das aprendizagens, assegurando o que a Constituição Federal estabelece como princípio e finalidade para a Educação.

Com esse foco de Recomposição, as Equipes Pedagógicas da SME se debruçaram em estudos para elaborar ações específicas e voltadas para a realidade das Comunidades Escolares do município e produziram um “planejamento articulado” para suprir as questões detectadas com o diagnóstico feito na rede. A Educação Valparaisense não está diferente dos outros municípios do país em termos de defasagem, devido às dificuldades vividas no período pandêmico, mas cada rede de ensino precisa do olhar pontual dos seus gestores para que seja elaborado e efetuado o melhor e mais completo plano de ação que possa atender às necessidades específicas de cada escola.

Assim nasceu a Campanha DecolaVal 2022 que se estrutura em um corpo de ações e projetos que serão os alicerces da atuação dos Professores em sala de aula, com vistas à recomposição e aos avanços para consolidação do processo pedagógica e para o sucesso dos estudantes. A Campanha conta com a ação efetiva de cada Profissional que compõe o corpo das Equipes Pedagógicas e Administrativas das escolas e de todas as Instituições de Ensino e já se motiva como um grande sucesso da Educação em Ação de Valparaíso de Goiás.

No dia 03 de maio, será o momento de lançamento da Campanha com a participação dos representantes das Equipes Pedagógicas da SME, da Secretária de Educação Rudilene Nobre e da Psicóloga convidada Caroline Neres que abordará o tema “Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Educação” para uma conversa descontraída com todos os Profissionais da Rede Municipal de Ensino Valparaisense.

Os Gestores Escolares já estão alinhados com a proposta, pois participaram de uma reunião, hoje pela manhã, direcionada para a apresentação dos projetos da Campanha DecolaVal e, também, serão multiplicadores dessa ação nas escolas (Ver fotos abaixo).

A educação está em contínua transformação e, ao longo dos anos, inovações são necessárias para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. A Recomposição das Aprendizagens vem para identificar o movimento que é necessário hoje. A demanda que temos atualmente é diferente das defasagens e dificuldades que existiam antes da Pandemia. Agora, mais que recuperar, é preciso recompor as aprendizagens de forma mais complexa e significativa que vise não somente reconectar o estudante à trajetória cognitiva afetada pelo isolamento e distanciamento social, mas também amenizar as desigualdades educacionais.

Link para assistir e participar da Live:

Fotos da Reunião de Lançamento da Campanha DecolaVal para os Gestores Escolares:

Redação: Comunicação da SME (Com contribuições da Gerência de Ensino dos Anos Iniciais da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica/SME)
Arte Gráfica: Rangel Franco
Fotos: Jean Lima