ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 09 fev 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE JORNADA PEDAGÓGICA 2021

Ação privilegia os trabalhos formativos em Tempos de Pandemia e busca a reinvenção da Ação Educativa

 

A Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP e da Assessoria Pedagógica YOUEDUC deu início aos trabalhos formativos da Jornada Pedagógica 2021. O foco das formações pressupõe um olhar aguçado acerca dos saberes e não saberes, bem como, a reinvenção da ação educativa, tão necessária, em meio ao cenário de Pandemia que o mundo enfrenta.

Além da temática matriz, são abordados outros processos significativos no processo de ensino, por meio da colaboração de palestrantes renomados como Fabiano Brum que proporciona a reflexão, planejamento e o agir sobre o conceito de escola. A Diretoria Pedagógica, por sua vez, suscita o alinhamento pedagógico, por meio da gestão dos papéis das partes envolvidas em todo o processo de ensino e protagoniza a importância do envolvimento de todas as modalidades de ensino, trabalhando temáticas como: A expressão e o aprender na Educação Infantil, a recuperação das aprendizagens e o desafio docente nas séries iniciais, o desafio docente para além da sala de aula nos anos finais e os pontos e contrapontos acerca do ensino de jovens e adultos.

A Jornada movimenta todos os envolvidos no processo educacional, desde a Equipe Central da SME, até os Gestores, Coordenadores, Supervisores, Professores e Profissionais dos Serviços de Apoio da Rede Municipal e oportuniza a reflexão acerca do trabalho desenvolvido em 2020, com vistas a um olhar mais amplo para o subsídio das novas ações em 2021.

Cumpre esclarecer que as formações compreendem as propostas interventivas da BNCC e as tecnologias digitais de informação e comunicação, como proposta de mudança de práticas educacionais, alinhadas com os novos desafios. Conceitos relativos à interação, aplicativos, recursos, estratégias, metodologias ativas e feedback compõem o rol de direcionamento que a Equipe Técnica e Pedagógica da SME almeja vislumbrar como resultado das metas estipuladas para este ano.

O período compreende a segunda semana do mês de fevereiro, neste primeiro ciclo que acolhe os profissionais da educação, desperta na comunidade escolar a sensação de pertencimento, disponibiliza informações técnicas e práticas com foco na segurança da ação pedagógica e proporciona aos profissionais o aprimoramento de habilidades para participação efetiva no espaço escolar.

Pensando no cuidado com os servidores, a Equipe Técnica e Pedagógica da SME utilizou a metodologia Online como ambiente e, ferramentas, nas mais variadas facetas, para o atendimento dos diferentes grupos e mobilidades, privilegiando a participação e interação para o processo formativo abrangente e significativo.

Vale ressaltar que, além dos conhecimentos obtidos no decorrer da Jornada, os profissionais receberão uma Certificação com base nas horas computadas para que os servidores utilizem como titulação, em formação continuada do efetivo exercício, como parte integrante do processo educacional.

Publicado pela Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás/Redação: Comunicação da SME