POSTADO EM 23 abr 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DIRECIONA TRATATIVA ACERCA DOS TRÂMITES DE VALIDAÇÃO DO ENSINO REMOTO PARA O ANO LETIVO DE 2021

A fundamentação se dá no sentido de estruturar, validar e consolidar as ações executadas por meio do Parecer Normativo Nº 001/2020 do Conselho Municipal de Educação – CME

Na manhã de hoje, reuniram-se na Sede da SME, o Gabinete da Secretária de Educação, Rudilene Nobre, a Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, na representação da Diretora Adriany Damasceno, bem como as Gerências de Ensino e Comunicação da SME. Estavam presentes ainda, os membros do Conselho Municipal de Educação e o Corpo Jurídico da SME.
O encontro objetivou a discussão dos trâmites de validação do Ensino Remoto para 2021, com base ao que já foi instituído em 2020, a partir do Parecer Normativo do CME Nº 001 de 2020. A avaliação se dá no sentido de promover diretrizes que contemplem a realidade do ano letivo vigente.
O debate é impulsionado no sentido de formalizar e, o quanto antes, disponibilizar um novo documento para a Rede Municipal, para que tenhamos o vislumbre do sistema de ensino estruturado, validado e consolidado, conforme as ações que estão executadas em sala de aula.
Cumpre esclarecer que a sociedade viveu, nos últimos meses, um estado de calamidade pública de emergência em saúde de abrangência internacional e todos os segmentos sociais foram impactados, sobretudo a educação que precisou realizar adaptações e promover estratégias de alcance para o processo de ensino.
Desde então, a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás tem buscado ressignificar o processo, ajustando-se, adaptando-se e criando novas rotas para a construção do conhecimento, por meio da Plataforma EADUC, com vistas a traçar novos olhares para o ensino remoto, como mecanismo possibilitador do saber.
As medidas de Validação do Processo Educacional Emergencial se deram no ano de 2020 e se consolidam a cada ano, uma vez que a educação é dinâmica e multifacetada. O objetivo motriz é o de preservar vidas, evitando a disseminação do contágio da doença entre a comunidade escolar que é o maior segmento interativo em âmbito municipal.
Por meio dos Decretos Municipais, Notas Técnicas e Portarias se estabelecem a fundamentação legal para que possamos manter vivos os propósitos maiores que são a manutenção da vida e a garantia do acesso ao conhecimento que oportuniza o sucesso do cidadão, no contexto da sociedade.
Estamos em constante processo de evolução e, indubitavelmente, a sociedade nunca mais será a mesma. A educação adentrou em searas de infinitas possibilidades de aquisição do saber. Assim, todas as ações traçadas pelo Governo Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação, visam atender a população quanto aos direitos inalienáveis da educação e também da saúde pública e coletiva.

Redação: Comunicação SME
Fotografia: Kátia Ferreira