Você está aqui:Página Inicial > Educação > SECRETARIA MUNICIPAL ENFATIZA IMPORTÂNCIA DA BUSCA ATIVA COMO PRÁTICA CONSTANTE NO PROCESSO EDUCACIONAL, SOBRETUDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

SECRETARIA MUNICIPAL ENFATIZA IMPORTÂNCIA DA BUSCA ATIVA COMO PRÁTICA CONSTANTE NO PROCESSO EDUCACIONAL, SOBRETUDO EM TEMPOS DE PANDEMIA

As Unidades Escolares, por meio de seus Planos de Ação, efetivam a Busca Ativa como fomento à inserção dos alunos ausentes no processo escolar

 

Todos os dias, em qualquer momento, a sociedade e o poder público devem tratar o direito à educação de crianças, adolescentes e adultos como prioridade. Mas essa questão precisa de uma atenção ainda maior em momentos de crises e emergências como este, causado pelo coronavírus. A Pandemia pode ter acentuado a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e ampliado as desigualdades educacionais no Brasil, mas, ao mesmo tempo, sinalizou novas esperanças em forças que se edificam na união das pessoas em prol de novas formas de se fazer cidadania.
Vale ressaltar que, a Rede de Ensino de Valparaíso de Goiás apresenta o olhar gestor e humano no que se refere à temática, implementando a concepção de que cada Unidade Escolar, em seu rol de atribuições, realiza o levantamento constante dos alunos que estão matriculados, todavia se encontram fora do processo escolar.
A ação tem tido eficácia, em toda a Rede Municipal, e está inserida tanto no Plano Gestor da SME, quanto nos Planos de Ação de cada Escola que não mede esforços para resgatar os estudantes que, por alguma razão, não apresentam frequência no ambiente de aprendizagem, seja ele, presencial ou virtual.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia muito útil para ajudar a garantir os direitos de todos os estudantes, em especial o direito à educação. Mas só é efetiva com o envolvimento de todas as políticas públicas (educação, saúde, assistência social, entre outras) e com a participação e o engajamento ativo da sociedade.
Desde o início da Pandemia, os esforços se multiplicaram e Secretaria de Educação tem buscado novas estratégias, por meio de incansáveis estudos situacionais, para que haja informação e mobilização para diversos públicos, realizadas pelas equipes municipais, ampliando o nível de compreensão dos desafios e, assim, avançando cada vez mais no enfrentamento da exclusão escolar e na concretização da educação como direito inalienável.

 

Redação: Comunicação SME (Com informações da Busca Ativa Escolar do Governo Federal)
Arte Gráfica: Rangel Franco

Compartilhar

Desenvolvido por