POSTADO EM 23 set 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL ORGANIZA O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA ASSEGURAR A RETOMADA ÀS ATIVIDADES EM FORMATO HÍBRIDO

A educação é o alicerce social; é o sustentáculo de ações que, somatizadas, impactam na qualidade de vida de uma comunidade

Para a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás é fundamental o retorno seguro às escolas, respeitando os protocolos sanitários e, principalmente, organizando seu replanejamento pedagógico para assegurar a todas as Unidades Escolares, a oportunidade de retomada com avaliações diagnósticas, com programas de recuperação das aprendizagens.
Dessa forma, as ações de planejamento se reverberam em ações de visitação técnica, formação continuada, em um período promissor para o retorno, onde o Governo Municipal assegurou e garantiu a vacinação das duas doses para todos os profissionais da educação, bem como tem realizado as tratativas necessárias para vacinar o público que contempla os estudantes de Valparaíso de Goiás.
A ação foi elaborada, pensada e planejada para que possamos recuperar as aprendizagens que por ventura não tenham sido contempladas no ensino remoto, sobretudo no que tange à alfabetização. Para tanto, o retorno, em um primeiro momento, será com o percentual de 50% dos estudantes das turmas de 2º, 5º e 9º ano e de EJA, adotando, a partir de então, o formato híbrido, para encadeamento de novas ações que irão refletir nas demais turmas.
A Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica – DEGP, sob o comando da Titular, Adriany Damasceno, tem direcionado as escolas para a elaboração dos planos de alimentação escolar, higienização, bem como de entrada e saída dos estudantes do espaço escolar para que o retorno tenha o que se espera de um processo educacional: organização e ensino.
Cumpre esclarecer à população em geral e à Comunidade Escolar que nenhuma ação deve ser pautada e levada em consideração, estando fora dos parâmetros do que a Secretaria estipula, por meio de normativas e diretrizes, com exceção dos protocolos já orientados em outras normativas, para que esse processo possa ser iniciado a partir do dia 5 de outubro. Por isso, orienta-se que a Comunidade aguarde a documentação que irá legislar a temática em tela.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, muitos desafios estão sendo enfrentados. Uma série de costumes teve que ser rapidamente alterada, onde o distanciamento social se impôs como uma necessidade. Em função disso, o meio digital tornou-se ainda mais presente na vida de todos.
Para as escolas, isso representou o fechamento temporário dos espaços físicos e, consequentemente, a adoção de um conjunto diferenciado de práticas pedagógicas, que fizessem sentido nas interações a distância. Meses se passaram sem que fosse possível saber, ao certo, quanto tempo seria preciso manter as aulas remotas. Mas, agora é tempo de pensar no futuro dos nossos estudantes e avançar para mais um desafio que logrará êxito, uma vez que a linha de frente da Educação Municipal trabalha incansavelmente para entregar as trocas de experiências e de formação secular, fundamentais no convívio escolar.

Clique aqui e assista na íntegra, a fala dos Gestores Municipais acerca da temática: https://www.facebook.com/professorarudilene.nobre/videos/3465716750321231/?d=w

Redação: Comunicação SME
Fotografia: Kátia Ferreira