POSTADO EM 28 abr 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PARTICIPA DO PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DO PROJETO ITAÚ SOCIAL

O Edital do Programa Melhoria da Educação seleciona municípios e iniciativas de colaboração intermunicipal (territórios) para participar de processos formativos e implementação de tecnologias educacionais entre 2021 e 2024.

Que fatores estão associados ao sucesso de uma rede de ensino ao promover a aprendizagem dos estudantes? A resposta a essa pergunta passa por muitas nuances, mas alguns elementos são recorrentes no que diz respeito à atuação da escola: um currículo viável e incorporado por professores; formação docente em serviço, com colaboração entre pares; uma liderança escolar eficaz; equipe escolar com altas expectativas, com metas concretas/viáveis e mecanismos internos de acompanhamento; envolvimento das famílias, estudantes e comunidade; ambiente escolar propício ao aprendizado. Para que toda escola seja capaz de avançar nessas frentes, a atuação sistêmica da rede de ensino é crucial.
O direito à educação ainda não se encontra plenamente concretizado para grande parte da população. As razões para que o direito à educação não seja plenamente vivenciado são complexas e possuem raízes históricas, sociais, econômicas e culturais. Apesar disso, é possível e urgente seu enfrentamento. Nesse sentido, a melhoria da educação pública é uma prioridade. E seu ponto de partida é o fortalecimento das Secretarias de Educação.
O programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais. As formações abordam tanto o eixo da gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções.
O norteamento se dá na perspectiva de aliar teoria e prática; partir “da” e valorizar a experiência do território; ressaltar o protagonismo das equipes das secretarias de educação na realização dos trabalhos; promover colaboração e troca de experiências inter e intra territórios; articular parcerias valorizando diferentes conhecimentos; promover a redução das desigualdades na aprendizagem.
O Município de Valparaíso de Goiás foi pré-selecionado e perpassou por algumas etapas avaliativas. Dentre os mais de 200 municípios inscritos, estamos entre os 25 selecionados para as próximas etapas que envolvem o diagnóstico e análise situacional, bem como formulação de estratégias e plano de ações para norte das ações até o ano de 2024.

Redação: Comunicação da SME (Com informações do Programa Melhorias da Educação do Projeto Itaú Social)