Diante dos novos cenários, os mediadores do conhecimento precisam se reconectar com a esperança que move a educação valparaisense, seja na perspectiva física ou virtual
A partir do dia 15/09 (quarta-feira), a Secretaria de Educação promove uma série de ações encadeadas que objetivam a formação docente para todos os segmentos, com abordagens específicas para a realidade de cada público. Esse pontapé será mediado por uma LIVE que apresentará os temas correspondentes à formação e cronograma de cada segmento.
Momentos de aprendizagem e troca como esses são de suma importância para a situação social na qual estamos ainda envoltos. A conexão é o elo que nos permite estar unidos, mesmo em meio ao distanciamento social. Conectar-se, nesse sentido, é, sobretudo, compreender a importância da figura dos profissionais da educação para toda a comunidade escolar e projetar futuros cenários humanos, que serão constituídos a partir das ações que desenvolvermos nesse momento.
A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente. Isso porque ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas.
Investir na formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos. Isso porque, apesar de o fato de os estudantes terem bastante acesso a conteúdos por meio da internet e dos livros, a escola ainda é a principal fonte de aprendizado. Por isso, os professores devem se manter atualizados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos.
A jornada da conexão será conduzida por meio do time de profissionais da educação da Assessoria Pedagógica YouEduc (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA), bem como com os formadores da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica (Anos Finais do Ensino Fundamental).
Conectar os profissionais da educação é o grande desafio e missão da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha incessantemente para a acolhida e profissionalização dos nossos servidores, na perspectiva do Multiletramento, onde se extrapolam e se diversificam os saberes.
Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco