POSTADO EM 08 set 2021 · Sem categoria

SECRETARIA MUNICIPAL PROJETA AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES, VISLUMBRANDO UM MOMENTO DE CONEXÃO PARA AS NOVAS VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS

Diante dos novos cenários, os mediadores do conhecimento precisam se reconectar com a esperança que move a educação valparaisense, seja na perspectiva física ou virtual

A partir do dia 15/09 (quarta-feira), a Secretaria de Educação promove uma série de ações encadeadas que objetivam a formação docente para todos os segmentos, com abordagens específicas para a realidade de cada público. Esse pontapé será mediado por uma LIVE que apresentará os temas correspondentes à formação e cronograma de cada segmento.
Momentos de aprendizagem e troca como esses são de suma importância para a situação social na qual estamos ainda envoltos. A conexão é o elo que nos permite estar unidos, mesmo em meio ao distanciamento social. Conectar-se, nesse sentido, é, sobretudo, compreender a importância da figura dos profissionais da educação para toda a comunidade escolar e projetar futuros cenários humanos, que serão constituídos a partir das ações que desenvolvermos nesse momento.
A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente. Isso porque ela favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas.
Investir na formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos. Isso porque, apesar de o fato de os estudantes terem bastante acesso a conteúdos por meio da internet e dos livros, a escola ainda é a principal fonte de aprendizado. Por isso, os professores devem se manter atualizados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos.
A jornada da conexão será conduzida por meio do time de profissionais da educação da Assessoria Pedagógica YouEduc (Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA), bem como com os formadores da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica (Anos Finais do Ensino Fundamental).
Conectar os profissionais da educação é o grande desafio e missão da Secretaria Municipal de Educação, que trabalha incessantemente para a acolhida e profissionalização dos nossos servidores, na perspectiva do Multiletramento, onde se extrapolam e se diversificam os saberes.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco