POSTADO EM 19 ago 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Campanha objetiva desenvolver ações que contemplem o slogan promovido pela Comunicação Social da SME: “É tempo de se reconectar com a nossa história e programar novas ações”

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto e terá como tema os avanços que o município projetou socialmente para que o atendimento à população, por meio da Pasta Educacional, contemplasse os cidadãos valparaisenses na perspectiva da equidade.

A força motriz da ação objetiva a conscientização da sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos. Em âmbito nacional, a Campanha foi instituída em 2017, por meio da Lei Federal nº 13.585. Faz-se necessário compreender a importância da atuação da Secretaria Municipal para que haja conscientização dentro e fora dos muros das unidades escolares, acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Em consonância à tríade – família, escola e sociedade – todos precisam ser protagonistas desse processo que reafirma a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e nas demais áreas.

A perspectiva da Semana é inserir o espaço escolar como o celeiro de ações que permitam pensar e executar a inserção e a interação, sobretudo, neste momento, onde a Pandemia da Covid-19 nos impõe o distanciamento social físico como medida essencial para a proteção da saúde de todos.

A Secretaria Municipal promove a ação em alusão e consonância à Campanha Nacional, todavia com particularidades que dão enfoque às ações educacionais que conectam a escola às demais searas sociais, identificando os avanços alcançados no decorrer da gestão, bem como traçar novas formas de agregar valores que visem captar as necessidades dessa população e intervir.

A Pasta conclama a participação das escolas que serão as grandes protagonistas da Semana Municipal de 2021 para que possam compartilhar com a Comunidade Escolar as interações virtuais que promoverem nesse sentido. A Secretaria reforça também as conquistas alcançadas acerca dos atendimentos que já realizamos, dentre eles, o CIEI, o NAPPE, a CIL, o AEE e o REVITALIZANDO que buscam a visão humanística que a temática necessita.

Confiram, abaixo, o Cronograma de Ações e os Cards para compartilhamento nas redes sociais.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco