POSTADO EM 14 abr 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PROMOVE PALESTRA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O espaço de reflexão virtual é alusivo ao Dia Nacional do Livro Infantil e objetiva a promoção da prática de leitura como instrumento de transformação social

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.

Os benefícios da leitura, sobretudo na primeira infância são irrefutáveis. Com essa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação promoverá um espaço de reflexão virtual com a participação da Presidente da Academia Valparaisense de Letras – AVL, Dry Neres. A parceria entre a Secretaria Municipal e a Academia teve início no ano de 2019 e se estende em ações de atendimento para as Unidades Escolares.

O espaço de reflexão se dará em dois momentos. Primeiramente hoje, 14 de abril para parte da equipe da Educação Infantil do Município e, posteriormente, no dia 15 de abril para outra equipe do mesmo segmento. Vale ressaltar que a ação foi proposta pela Diretora do Centro Municipal de Educação Maria Marluce Correia Lopes, Gilvânia Mendes dos Reis, como fomento das atividades pedagógicas voltadas para o livro e leitura desenvolvidas no âmbito educacional. Essa formação comporá o Projeto de Formação Continuada em Serviço de Jornada Formativa “além dos muros da escola”, da instituição supracitada.

A Secretaria Municipal e a Academia Valparaisense de Letras acreditam em uma educação emancipadora e que, por meio da leitura, pode-se alçar voos ainda maiores. Dry Neres, autora de 16 livros, sendo 10 deles infantis, reforça a importância da ação, sobretudo em um momento em que a educação precisa se ressignificar e disponibiliza o acervo digital da AVL para que todos os cidadãos valparaisenses tenham acesso às obras dos acadêmicos para leitura diária.

Link de acesso à Biblioteca Bernardo Élis:

Redação: Comunicação SME