POSTADO EM 01 set 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PROMOVE PREPARAÇÃO PARA O LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONEXÃO SAEB

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante

A educação de Valparaíso prospecta ações de grande porte e relevância, direcionando para a Comunidade Escolar o melhor que temos: comprometimento e responsabilidade. Em 2019, foi realizada uma grande ação voltada para o trabalho junto ao Sistema de Avaliação da Educação Básica que aprimora as ações docentes, por meio de um diagnóstico para que pudéssemos aferir a aprendizagem discente.
Neste ano, após grandes desafios impostos pela Pandemia da Covid-19, o Projeto SAEB vem com uma nova roupagem, alinhado com as perspectivas tecnológicas atuais. Para tanto, foi criado o conceito CONEXÃO SAEB 2021 – EDUCAÇÃO DE VALPARAÍSO EM AÇÃO, para que possamos nos conectar, de fato, com a importância da educação para a sociedade e promover ações que visem atenuar as perdas ocasionadas pela Pandemia.
No dia 15 de setembro, a Secretaria de Educação promoverá uma LIVE, para apresentação do Plano de Ação que objetiva a articulação do planejamento efetivo para intensificação do trabalho nas Unidades Escolares.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a Educação Infantil, ao lado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A aplicação seguirá, na esfera municipal, os mesmos moldes de 2019, com aplicação censitária para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e o 2º será avaliado em formato amostral.
Contudo, a Campanha CONEXÃO SAEB 2021 será mais um elemento que compõe o celeiro de grandes ações que a Rede de Ensino de Valparaíso articula para levar melhorias e aprendizado efetivo aos estudantes. Com as equipes em conexão e sintonizadas no avanço, a Educação Municipal continuará alcançando os êxitos que consolidam o trabalho de todos como ações de progresso constante.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco