POSTADO EM 28 maio 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL PROMOVE SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Ação objetiva reorganizar a Rede de Ensino para o novo contexto educacional diante das competências exigidas para uma educação moderna, tecnológica e que trabalhe a integralidade formativa dos estudantes em consonância com a Legislação vigente

Na manhã de hoje, um marco para a educação de Valparaíso de Goiás se firmou. Em um momento de grandes expectativas para o retorno das aulas presenciais, os representantes da Pasta Educacional foram convidados a refletir sobre os desafios que urgem em serem ultrapassados, no contexto de avaliação de avanços que precisam acontecer em âmbito municipal.

A Equipe da linha de frente da educação na representação da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica, sob o comando da Diretora, Adriany Damasceno, bem como o Prefeito Pábio Mossoró, a Secretária de Educação, Rudilene Nobre, os representantes dos segmentos escolares, por meio dos Diretores das Escolas, a Assessoria Pedagógica YOUEDUC, o Conselho Municipal, bem como o Dr. Paulo Lira, que foi o Palestrante, agregaram forças em um debate que promoverá novos vislumbres para a Rede de Ensino.

Na agenda, se prevê a elaboração de estratégias, planejamentos e metas que envolvem o delinear de uma Gestão Municipal que concebe a inovação como melhor mecanismo de avanço. Nas palavras da Secretária de Educação, Rudilene Nobre, a mesma afirma que não deseja ser lembrada como uma Gestora de Pasta que apenas realiza o pagamento da folha de seus servidores, mas sim, que promove a sustentabilidade da educação de hoje e amanhã, em todos os seus aspectos de governança, em suas esferas administrativas, mas também humanas. As palavras refletem uma Gestão corajosa, diante dos inúmeros desafios que a Pasta enfrentará para a implementação de novos caminhos para a educação municipal, mas que farão toda a diferença na garantia de passos largos para uma educação transformadora.

O Dr. Paulo Lira destacou, na ocasião, o crescimento das matrículas nos últimos dez anos, que aumentaram, significativamente, no município, alcançando um patamar de elevação em 40%. A educação de Valparaíso é destaque, por este motivo, em relação a outros municípios, uma vez que diante de todos os esforços desenvolvidos, diariamente, consegue-se realizar uma educação promissora para essa e para as futuras gerações.

O Prefeito Pábio Mossoró afirmou que “os nossos atos hoje serão reflexo no futuro”. O Gestor Municipal se propôs a auxiliar o segmento educacional na consolidação das ações do Novo Fundeb, bem como na implantação da Educação Integral no município e reforçou o seu apreço e preocupação pelos rumos da educação no município, sempre vislumbrando o porvir, com ações ajustadas e organizadas.

A Educação Integral, pauta principal da agenda, é uma tratativa que visa contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programados dos Governos Federal, Estadual e Municipal para que se ultrapassem os desafios de assegurar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem avaliado pela Prova Brasil e outras avaliações federais que refletem no IDEB. Outrossim, objetiva-se por meio da Educação Integral ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da Rede Pública.

Dentre os desafios elencados pretende-se com a ação que teve o seu pontapé formalizado na ocasião, rever a legislação que impacta na gestão de recursos humanos do município, bem como conceber a necessidade de adequação das despesas gerais de pessoal às receitas municipais disponíveis, ajustar as redundâncias e concorrência de dispositivos legais e atualizar a aplicação da Legislação Tributária local.

O Seminário, não somente técnico e administrativo, apresentou uma contemplação do cenário educacional atual, em um viés da educação tecnológica, que abordou pedagogicamente a postura dos profissionais da educação diante do novo cenário mundial, sobretudo diante da Pandemia de ordem global que proporcionou a discussão acerca dos novos parâmetros educacionais que impactam no crescimento social.

Ressalta-se ainda, a participação do Dr. Paulo Lira, referência em Gestão Educacional no Brasil, que agregará seus conhecimentos em parceria com a educação de Valparaíso de Goiás. A Secretaria Municipal não mede esforços para que tratativas com essas, de grande relevância, possam ser consolidadas e o debate envolvendo os Entes que compõem o Governo Municipal possa ser democratizado, uma vez que encontra-se a serviço da Comunidade Escolar e preocupa-se em entregar sempre o melhor para a população valparaisense.

Redação: Comunicação SME

Fotografia: Kátia Ferreira