POSTADO EM 29 jul 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL REALIZA ADESÃO AO PROGRAMA “APRENDER VALOR” E PROJETA AVANÇOS NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Adesão objetiva garantir a oportunidade de conhecimento acerca da Educação Financeira, para os profissionais e estudantes da Rede

O Aprender Valor é o Programa de Educação Financeira nas escolas públicas do Ensino Fundamental, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Por meio do programa, o Banco Central apoia secretarias de educação, escolas, gestores e professores na implementação da educação financeira em sala de aula. O Aprender Valor apresenta a educação financeira de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a BNCC.

Os projetos escolares do 1º ao 9º ano estão prontos e trazem a educação financeira como parte das aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas. Para dotar o professor de maior segurança ao conduzir o tema, o Aprender Valor oferece formações on-line. Para apoiar o professor em suas atividades, o gestor também é contemplado com formações específicas.

O Programa Aprender Valor teve início, em caráter piloto, em 2020. Ao longo de mais de um ano de grandes realizações, o programa avançou em 429 escolas, em 257 municípios, no Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Banco Central, CAEd, Escolas, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Undime e suas seccionais atuaram em conjunto, contando com a colaboração e o entusiasmo de milhares de profissionais da educação participantes da etapa piloto do programa. Ante a relevância da mensagem e a boa acolhida do programa, o Aprender Valor iniciou a expansão nacional.

A Secretaria Municipal de Valparaíso de Goiás realizou a adesão e dará início aos trabalhos que oportunizarão agregar conhecimentos aos gestores, professores e estudantes, para que a Comunidade Escolar e a população valparaisense possam desfrutar dos benefícios da educação financeira.

O trabalho da Pasta é incessante na busca e acolhimento de novas oportunidades de aprendizagem que interligam a educação à logística social, por meio de resultados de demandas que possam impactar positivamente no meio em que vivemos.

Duas escolas da Rede serão apontadas pela Secretaria de Educação para adesão e efetivação do projeto, no entanto, com a adesão da Pasta, qualquer escola municipal que se enquadra no perfil da ação poderá se inscrever e participar, sinalizando para a SME a adesão realizada.

ADESÕES ATÉ O DIA 31/07

Clique no link abaixo e vá direto para a Plataforma do Programa Aprender Valor:

Redação: Comunicação SME (Com informações do Programa Aprender Valor)
Arte Gráfica: Programa Aprender Valor