POSTADO EM 26 maio 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL REALIZA ADESÃO AO PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE

A ação objetiva inserir a Educação Empreendedora no contexto escolar, com vistas ao desenvolvimento de competências integradas à construção de projetos de vida

Há algum tempo, o empreendedorismo é um tema recorrente na mídia e nas rodas de conversa informais. Transformar ideias em negócios eficientes é realmente algo bastante desafiador e inspirador. Ao investir em conhecimento, pensamento crítico e aprendizagem socioemocional, a escola forma cidadãos autônomos e proativos, ajuda no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e na construção de um mundo melhor.

A parceria entre a Secretaria Municipal e o SEBRAE consiste em desenvolver atividades que colaborem para o desenvolvimento integral de estudantes e estimulem o protagonismo juvenil, oferecendo soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores. Há uma perspectiva de experiências significativas de aprendizagem, cultura de empoderamento, potencial criativo e inovador, reconstrução de práticas educacionais e a possibilidade de aprender em comunidade como transformar realidades. A Educação Empreendedora ultrapassa os limites da sala de aula, por meio da parceria com um Centro de Referência e Excelência em Educação que é o SEBRAE.

A ideia é a de desenvolver Empreendedores Sociais, embora no senso comum essa palavra esteja mais relacionada ao mundo empresarial e de negócios, ela vai muito mais além, envolvendo a vida de forma abrangente. O dicionário Michaelis define o termo como aquele “que se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico”.

A adesão vai alavancar ainda mais a educação de Valparaíso de Goiás que, hoje, é referência no território nacional, buscando sempre a inovação e ações que vão além de uma formação conteudista e se transforma portanto, em uma formação social.

Redação: Comunicação SME

Arte: SEBRAE