POSTADO EM 07 jul 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL REALIZA CHAMADA PÚBLICA PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

O Município de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, divulga a chamada pública para preenchimento de vagas da EJA (2º Semestre), conforme os termos definidos no Edital Nº 013/2021 – SME

Apesar dos esforços na área de educação nos últimos anos, o Brasil ainda conta com quase 12 milhões de analfabetos. O trabalho infantil, a pobreza e a desigualdade social são os principais motivos que levam à evasão escolar. O Projeto EJA nasceu com o intuito de elucidar esse problema. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, permitindo retomar os estudos de onde eles foram interrompidos.
A Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás tem alcançado resultados exitosos nas ações de chamamento dessa população para o ambiente escolar, o que propicia possibilidades de uma sociedade melhor e cidadãos valparaisenses inseridos na globalização e no alcance que a educação permite tocar.

A EJA funciona em módulos semestrais, que são equivalentes aos anos ainda não cumpridos. As aulas acontecem de segunda à sexta, com carga horária diária de 3 horas, considerando as especificidades dessa modalidade de ensino.
O projeto EJA surgiu para substituir o antigo supletivo, oferecendo oportunidade para jovens e adultos retomarem os estudos e possibilitar o acesso à educação que é extremamente importante, para ampliar as oportunidades de trabalho dessas pessoas, que conseguem ter acesso a vagas melhores e com salários mais altos, além da formação como indivíduo e cidadão.
A pré-matrícula se dá para o preenchimento de vagas da 1ª a 8ª Série do Ensino Fundamental voltada para a Educação de Jovens e Adultos – EJA no ano letivo de 2021. O cadastramento será realizado no período entre os dias 1º a 15 de julho de 2021, exclusivamente pelo endereço eletrônico http://gestaovalparaisodegoias.com.br/sig/app.html#/educacaochamadapublica/index.

A SME disponibilizou um ponto de apoio com acesso à internet, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, aos estudantes que não tiverem acesso à internet, no seguinte endereço: Rua 17, Quadra 47, Lotes 18/20, Novo Jardim Oriente. Mais informações no telefone (61) 3627-5204.

– Cadastramento para a pré-matrícula: de 01 a 15/07/2021
– Resultado: a partir do dia 19/07/2021
– Efetivação de matrícula nas escolas: de 19 a 23/07/2021

As escolas oferecerão vagas conforme o Edital da Chamada Pública nº 013/2021, a serem preenchidas de acordo com a ordem de cadastramento no sistema.

Confira as unidades municipais que contam com a EJA:
E. M. CAIC – TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
E. M. CÉU AZUL