POSTADO EM 12 ago 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL REALIZA MAPEAMENTO DE NECESSIDADES DAS ESCOLAS COM VISTAS À ESTRUTURAÇÃO DAS UNIDADES PARA O RETORNO DO FORMATO PRESENCIAL / ENSINO HÍBRIDO

Ação objetiva verificação de aspectos como higienização dos ambientes, distanciamento dos alunos, segurança dos profissionais da educação e uso do transporte escolar

O retorno às aulas presenciais tem ocorrido gradualmente em todo Brasil e no mundo, em especial com o início da vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19. Para orientar o retorno seguro, a Secretaria Municipal tem buscado, junto ao Ministério da Educação, orientações sobre o desenvolvimento das atividades educativas e administrativas com o menor risco possível para a Comunidade Escolar.
Trata-se, portanto, de um trabalho minucioso que engloba medidas de caráter geral na escola nos diversos ambientes, como salas de aula, corredores, pátio e uso dos espaços comuns como bibliotecas, refeitórios, espaços de convivência. Orientações sobre o transporte escolar, chegada e saída da escola e em situações de estudantes ou profissionais de educação manifestem sintomas que possam ser suspeitos de Covid-19, precisam ser pensadas e viabilizadas tratativas para os casos.
Para tanto, a Secretaria Municipal tem movimentado as ações, onde os Gestores, junto às suas respectivas equipes, realizam o mapeamento de ações necessárias. Dessa forma, o retorno inicial presencial dos profissionais de educação objetivou a realização dessa demanda de suma importância para todo o andamento do retorno ao ensino presencial / modalidade híbrida.
A chefe da Pasta, Rudilene Nobre, indica que a Comunidade Escolar aguarde as orientações da Secretaria e se movimente somente de acordo com as normativas aqui desenvolvidas, uma vez que o Órgão possui capacidade técnica e administrativa para dirimir as tratativas acerca da temática. Qualquer outra informação que não esteja no rol de documentos elencados pela Pasta devem ser descartados, uma vez que não trarão esclarecimentos das medidas que precisam e irão ser tomadas para o retorno seguro às aulas.
Cumpre esclarecer que, a educação deve ser prioridade social e, sem ela, por meio do retorno gradual às atividades presenciais, os nossos estudantes, bem como toda a nossa sociedade, serão prejudicados pelas perdas que, infelizmente, a Pandemia submeteu toda a população.
O Governo Municipal não tem medido esforços para acelerar a campanha de vacinação em todas as faixas etárias para que, imunizados, possamos juntar forças para o retorno convencional a essa demanda social que é a educação.

Redação: Comunicação SME
Fotografia: Arquivo Institucional das Unidades Escolares