POSTADO EM 07 fev 2022 · Sem categoria

SECRETARIA MUNICIPAL REALIZOU MOMENTOS DE ACOLHIDA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, EM INÍCIO DE ANO LETIVO, CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR 2022

Em formato virtual, professores e demais servidores da Educação participaram de momentos com palestras motivacionais, marcando uma retomada do ensino com mensagens de otimismo para o resgate do processo educacional, com parceria e Plano de Ação definidos para uma atuação pontual.

Fevereiro está sendo um mês destinado, conforme Calendário Escolar 2022, aprovado e homologado pelo Conselho Municipal de Educação de Valparaíso, para as boas-vindas a toda Comunidade Escolar, com Acolhida para os profissionais, pais e estudantes, retomando, inicialmente, o processo de Ensino Híbrido com 50% por cento da capacidade das turmas para os estudantes e com horários especiais para as aulas presenciais e planejamento do professor, como foi administrado, no município, a partir de outubro de 2021.

No dia 02 de fevereiro, as equipes escolares foram recebidas pelos Gestores com momentos motivacionais e orientações para o início do ano letivo, no retorno presencial dos estudantes; no dia 03 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação, por condução da Equipe Pedagógica e Assessoria YouEduc, recebeu todos os profissionais do contexto educacional com uma Live, no período da manhã, apresentada pelo Diretor de Formação Continuada e Coordenador da Comunicação da SME, Jean Lima, e pela Secretária de Educação, Rudilene Nobre, com a participação da palestrante, a Psicóloga Alessandra Xavier.

O tema abordado na palestra da Live foi “Educação – Esperanças e Desafios para o Ofício de Educar”, o qual abriu as portas para outros temas que foram abordados nas formações específicas, por Segmento, no turno vespertino do mesmo dia. Os temas escolhidos em todos os bate-papos acolheram a ideia de promover a esperança na força do trabalho de compromisso social que os Educadores têm com a população. A Secretaria de Educação quis ressaltar esse trabalho de excelência, realizado no município, que leva Valparaíso ao destaque em Educação de Qualidade, mesmo em tempos tão instáveis, devido ao caos pandêmico da Covid-19.

Quase todos os profissionais foram contemplados, nessa semana, com formações por área de atuação. Para as demais áreas, estão sendo preparadas outras formações e momento de acolhida, conforme especificidade da execução do trabalho que eles realizam nas instituição de ensino.

A Pasta Educacional, pela importância social dos profissionais que admitem o ensino como uma ferramenta transformadora de realidades, procura envolver as comunidades em um trabalho de parceria, uma atuação em equipe, com planejamentos articulados e que valorizem e validem cada passo dado, em prol da efetivação da cidadania.

O ano de 2022 será um ano de novos grandes desafios, em tempos de planejamento que precisam falar a linguagem do “acolhimento” e do “resgate”, resgate do amor pela vida e do conhecimento que faz as pessoas enxergarem as possibilidades de felicidade e de sucesso. Mais empatia e respeito para com o outro, mais otimismo e confiança, mais vontade e coragem é o que é preciso deixar florescer nas nossas atitudes para este ano que se inicia.

Redação: Comunicação da SME
Arte Gráfica: Rangel Franco

Confiram os temas abordados: