POSTADO EM 03 maio 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL RECEBE FORMAÇÃO DA DIRETORA DO LIVRO E LEITURA DE ALEXÂNIA, NILVA BELO

A ação objetiva, por meio da Diretoria de Ensino e Gestão Pedagógica e Gerência de Ensino da Educação Infantil, promover um momento de formação continuada, voltado para a Contação de Histórias

A jornada formativa do Ensino Remoto tem sido uma diretriz importante para o fomento do trabalho docente em âmbito municipal. As ações têm o foco de reforçar a importância de atividades artísticas e literárias para a formação integral do estudante. Para mais um momento literário, o município receberá virtualmente a Contadora de Histórias, Nilva Belo.
Nas asas dos livros, Nilva Belo conheceu o mundo. Com a ajuda deles, fez carreira, e há 3 anos é Diretora de Livro e Literatura do município de Alexânia (GO), no Entorno de Brasília. Ela é escritora, agente de leitura do Programa Mala do Livro do GDF, e desde 2016 é curadora da Feira Internacional do Livro de Brasília. É titular da Academia Aguaslindense de Letras – ALETRAS e moradora do Distrito de Olhos d’Água, a 15 Km de Alexânia.
Está à frente de um intercâmbio literário promovido pela Prefeitura de Alexânia na Região de Desenvolvimento Integrado dos Municípios do Entorno do DF (Ride), onde compartilha seus conhecimentos e experiências nas contações de histórias, oficinas e palestras que levaram ao êxito as políticas públicas de livro e leitura, implementadas no município.
Nilva criou ainda o projeto Carroça da Leitura, o Leituregua, premiado no Brasil e no exterior. No ano de 2013, presidiu a Comissão Especial que institucionalizou no município a Lei 1.247/13, que instituiu o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLB; inaugurou a Biblioteca Pública Municipal Professora Laís Fontoura Aderne, em Olhos d’Água, e criou a Gibiteca Professor Petrônio, em Alexânia.
A parceria literária entre os municípios de Valparaíso de Goiás e Alexânia é válida e objetiva a construção de pontes que ligam o amor e a paixão pela leitura, que é uma mola propulsora de transformação social.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco