POSTADO EM 29 out 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOS PILARES DA EDUCAÇÃO E DA ARTE PARA A PROJEÇÃO DE NOVAS EXPECTATIVAS DE VIDA PARA OS JOVENS VALPARAISENSES

Maryana Pereira da Silva, ex-aluna da Rede Municipal de Educação, foi aprovada para o curso de Pedagogia na Universidade de Brasília – UnB. A estudante afirma que deseja ser Professora, para transformar vidas.

Uma aluna, entre milhares que compõem a Rede Municipal de Ensino, destacou-se no cenário da RIDE que engloba inúmeros municípios em torno do Distrito Federal. No âmbito da RIDE, muitos alunos sonham em adentrar o mundo acadêmico, sobretudo em instituições públicas de ensino, como é o caso da UnB. Maryana Pereira da Silva, ex-estudante da Escola Municipal Nelson Mandela, localizada no bairro do Céu Azul, foi aprovada pelo Programa de Avaliação Seriada – PAS da Universidade de Brasília, no curso de Pedagogia. Ela inspirou a criação de uma trupe, chamada Trupe Madiba de Arte e Cultura, acreditando que a escola não deve ser um espaço de violência nem de drogas; ao contrário, precisa abrigar sonhos e ser mola propulsora para a realização deles.

Maryana foi mola propulsora para iniciar a Trupe Madiba de Arte e Cultura. Em uma aula de Arte, com a professora Cleide Mendes, que fazia uma sondagem da arte e cultura na região, Maryana disse que estava cansada de ouvir dizer que só havia violência e droga no Céu Azul e que lá tinha muita gente talentosa e trabalhadora. Essa provocação fez com que a professora Cleide criasse a Trupe para mostrar esses talentos. A Trupe Madiba, que leva o apelido de Nelson Mandela, já apresentou, na região, inúmeros musicais, espetáculos infantis, teatro de bonecos e temáticas juvenis para muitas escolas de Valparaíso e do Distrito Federal.

A arte que impulsiona e impacta a realidade desses pequenos artistas criou o Festival de Cultura Hip Hop na escola, em 2017, quando toda a fachada pichada da escola foi trocada por grafites que transformaram o bairro em uma verdadeira Galeria a céu aberto. O projeto desenvolvido pela professora Cleide e pelos alunos pretendia melhorar o ambiente escolar e, com a ajuda de comerciantes locais, Governo Municipal, pais, familiares e artistas da cultura hip hop, o festival repaginou a escola que emana, até hoje, arte por todos os espaços.

O grupo iniciado em setembro de 2016 já possui cinco anos de existência. Quando a Professora Cleide precisou se ausentar, temporariamente, a missão ficou a cargo do Professor Marcius Siddartha que dirigiu a Trupe por um período. Atualmente, o grupo é conduzido pelo Professor César Ferreira, professor do município e Membro Titular da Academia Valparaisense de Letras – AVL.

Maryana, agora caloura do curso de Pedagogia na UnB, disse que sabe que foi a educação e a arte que mudaram a sua vida e a fizeram ser quem ela é hoje. A aluna agradecida e feliz fez questão de reconhecer o trabalho da professora Cleide Mendes, que, muito emocionada, diz que foi um verdadeiro presente saber da aprovação da querida aluna. Maryana é só a primeira da Trupe Madiba a chegar na UnB; pesquisas garantem que a prática teatral desenvolve competências e habilidades físicas e emocionais para além da escola, fortalecendo uma formação integral.

A arte projeta sonhos e forma pessoas para uma cidadania transformadora. É, por isso, que o Governo Municipal e a Secretaria de Educação não medem esforços para implantação de atividades culturais e artísticas no município, uma vez que a educação, sem as expressões multifacetadas da arte, não permite alçar voos de emancipação e liberdade. A arte nasce no instante em que nascemos; ao abrirmos os olhos e contemplarmos a realidade, elaborarmos ficções paralelas e retornamos ao cerne da existência que é a criação cotidiana da vida.

PARABÉNS, MARYANA PEREIRA DA SILVA!

Redação: Comunicação Social da SME (Com informações da Professora Cleide Mendes)
Fotografia: Arquivo pessoal da professora Cleide Mendes
Arte Gráfica: Rangel Franco