ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 26 jul 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL RETOMA ATIVIDADES E DÁ BOAS-VINDAS À COMUNIDADE ESCOLAR PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Após período de Recesso Escolar, as Unidades de Ensino se preparam para os novos desafios e planejamento de caminhos para a continuidade da garantia de uma educação de qualidade em nosso município

 

Em virtude da situação de calamidade pública, decorrente da pandemia da COVID-19, a Medida Provisória nº 934/2020 flexibilizou excepcionalmente a exigência do cumprimento do calendário escolar ao dispensar os estabelecimentos de ensino da obrigatoriedade de observância ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos referidos dispositivos, observadas as normas a serem editadas pelos respectivos sistemas de ensino.

O Recesso Escolar foi de suma importância para a consolidação de ações que envolvem os aspectos cognitivos, mas também os afetivos e sociais que estão ligados a um período sem precedentes em nossa história, em virtude da Pandemia da COVID-19, onde todos fomos compelidos a alterar nossa rotina de vida. Em função da implementação do modelo de aulas não presenciais, os professores tiveram que, de uma hora para outra, adaptar-se, reinventar rotinas pedagógicas e elaborar materiais de apoio, aumentando significativamente a sua carga de trabalho.

A Secretaria Municipal de Educação objetiva promover o bem da saúde física e mental de todos, buscando aliviar as tensões da Comunidade Escolar, por todo o esgotamento que este momento tem causado, permitindo o descanso, para que possamos repensar formas seguras e eficazes para a retomada das aulas.

A pasta fortalece e reitera a importância da Comunidade Escolar em todos os processos educacionais, uma vez que a Escola existe e se mantém de pé, por meio de seus agentes no processo de ensino que não é unilateral, mas funciona de forma horizontal, onde todos impactam e são impactados por todas as decisões e ações tomadas em seu âmbito.

As ações vindouras prospectam o retorno presencial para que possamos estabelecer a conexão de laços que nos ligam com os objetivos educacionais da socialização, do aprendizado e da esperança de dias melhores.

No período de recesso, a Comunicação Social da SME, divulgou, em uma série especial, cards que apresentam ações do Plano de Ação da Pasta com o intuito de mostrar a importância que têm os projetos pedagógicos e de protagonismo social para o contexto de integração dos estudantes com a cidadania. Alguns projetos puderam ser adaptados ao plano de ensino remoto e outros aguardam o retorno do ensino presencial para que possam ser efetivamente continuados, mas, todos são apresentados como ações que fizeram história no nosso município e que se projetam, dia após dia, sobre novos horizontes de avanços na Educação Valparaisense.

 

Confira todos os cards abaixo:

 

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco