POSTADO EM 08 out 2021 · Educação

SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E DE CULTURA REALIZAM AÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

Atividades serão realizadas no Centro Poliesportivo Municipal José Ribamar Porfírio de Sousa, localizado no Céu Azul, no dia 12/10 a partir das 14 horas

Uma criança (do latim creantia) é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Com o intuito de comemorar essa data de suma importância para o vislumbre de esperança em nossa sociedade, as Secretarias de Educação e de Cultura de Valparaíso de Goiás realizarão uma ação que traz à luz a importância do sorriso e da pureza de uma criança, sobretudo neste período em que a Comunidade se prepara para vivenciar o “Novo Normal”.
Dentre as atividades desenvolvidas na Praça, a ação proporcionará à Comunidade, brincadeiras, musicalização, diversão por meio de brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e uma competição esportiva “Marotinha”. Pensada com muito cuidado, em observância ao cumprimento das regras sanitárias e organizada para proporcionar às nossas crianças um dia de lazer depois de tanta restrição social, o evento objetiva retomar o sorriso e a socializabilização tão necessários nesta etapa de vida.

A diversão para esse dia não para de crescer. Teremos também a participação da “Combi Hora do Conto e Biblioteca Itinerante”, um Projeto da Biblioteca Municipal Cora Coralina, por Tânia Duarte.
Será um dia incrível, com muitas atrações especiais!

O Dia das Crianças no Brasil foi uma proposta feita pelo deputado federal Galdino do Valle, em 1924. Embora tenha sido criada nos anos 20, somente nos anos 60 é que a data ganhou força quando a marca de brinquedos Estrela resolveu fazer uma campanha junto à Johnson, a “Bebê Robusto”, para alavancar as vendas. A estratégia deu tão certo que outras empresas resolveram aderir à comemoração, e foi então que o dia das crianças passou a ser celebrado no país todo.
A infância nem sempre recebeu tanta importância quanto hoje. Ser criança no século 21 significa ter uma série de direitos como educação, saúde, nutrição e o fundamental direito à vida. Hoje, principalmente nos países subdesenvolvidos, o poder público ainda não consegue garantir que todas as crianças concluam os estudos e fiquem livres do trabalho infantil, proibido no Brasil. Mas os olhares estão voltados para a valorização da infância e para a sua importância dentro da sociedade.

As Secretarias de Educação e de Cultura acreditam que toda criança é sempre criança em qualquer lugar do mundo ou em qualquer período histórico. O que varia são as atitudes dos adultos em relação a ela. Precisamos cuidar no presente, para que no futuro tenhamos uma sociedade melhor.

Redação: Comunicação SME
Arte Gráfica: Rangel Franco