POSTADO EM 21 ago 2017 · Educação

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla inicia em Valparaíso de Goiás com palestra sobre autismo

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado em Educação Inclusiva (NAEEI), realizou na segunda-feira, 21 de agosto, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A semana iniciou com a palestra “Desmistificando o Autismo”, ministrada pelo professor e psicanalista Douglas Peres de Carvalho, que abordou as principais características do autista, como, a dificuldade de interação, que varia do menor ao maior grau, dentro do que se chama de “espectro”, além de diagnóstico, sinais e capacidade de aprendizado.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, Rudilene Nobre destacou o engajamento dos profissionais da educação. “Quando vejo os diretores engajados na luta de fazer a inclusão acontecer de fato, é muito bom. Eu sei o quanto a inclusão é importante, porque na gestão passada fui professora do AEE e eu pude ter uma experiência linda! Não tem como voltar pra sala de aula e não retornar para o ensino especial, porque lá eu me encontrei, por todas as dificuldades e por tudo que a gente enfrenta, mas também, porque nos transformamos em pessoas melhores”, destacou.

Na oportunidade a secretária de Educação também elogiou a participação ativa do prefeito Pábio Mossoró nos projetos da educação. “Quero aproveitar para ressaltar o comprometimento do gestor municipal – o prefeito Pábio Mossoró. Eu me sinto privilegiada por ter um prefeito atento, participativo e com um olhar diferenciado para as questões da educação”, complementou Rudilene.

Com base no tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, o intuito da semana é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão e a necessidade do apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, e trabalhista, por exemplo.

O evento de abertura reuniu cerca de 150 profissionais da educação, entre diretores, orientadores, professores de educação especial e, também, os alunos do projeto revitalizando e Escola Municipal Cora Coralina, que realizaram apresentações de música e dança.

Confira a programação completa:

22 e 23/08

Trabalhando o tema nas escolas

Audiência Pública

Local: Câmara Municipal